O Hospital João Luís de Moraes, localizado em Demerval Lobão, está usando máscaras de Ventilação Não Invasiva (VNI) em pacientes internados com sintomas do novo coronavírus. O equipamento consiste na aplicação de um suporte ventilatório sem recorrer a métodos invasivos, com pressão positiva por meio de uma máscara adaptada. A terapia tem sido utilizada pela Equipe de Fisioterapia do HJLM para auxiliar na recuperação dos pacientes com Covid 19.

A insuficiência respiratória aguda está entre os principais problemas apresentados por pessoas com sintomas graves de Covid-19. A fisioterapeuta do HJLM, Luanessa Josi Félix dos Santos, explica que o procedimento é indicado aos pacientes hospitalizados para tratamento da Covid 19. “A Ventilação Não Invasiva tem evitado muitas intubações em nossa unidade hospitalar e a ação da fisioterapia tem sido determinante no sentido de diminuir o comprometimento pulmonar decorrente da Covid 19”, diz a profissional.

Segundo a diretora do hospital, Andreia Cavalcanti, a máscara evita as complicações associadas à intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva. “O suporte melhora os níveis de oxigenação e diminui o desconforto respiratório, evitando a necessidade de intubação. É possível diminuir o trabalho respiratório do paciente; favorecer o repouso dos músculos respiratórios, melhoria das trocas gasosas, redução do tempo de internação e, a consequente sobrevida do paciente”, diz a diretora.