O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) atendendo, inclusive, orientação do governador Wellington Dias, está agilizando o processo de implantação do sistema de teleconsulta para a rede credenciada e de segurados. O Iaspi sabe da importância desse sistema e trabalha para melhorar o atendimento do Iaspi Saúde, em especial em todo o interior do estado, tendo em vista que a capital reúne o maior número de especialistas.

Com esse objetivo, o instituto está implantando uma plataforma digital, que é o recurso tecnológico necessário para garantir o atendimento seguro ao paciente e ao profissional. Essa plataforma será acessível por meio de um link que será disponibilizado no site do Iaspi. O usuário, bem como o médico, prestador de serviço, profissional de saúde, terão acesso com login e senha. E cada médico, ou profissional, poderá disponibilizar a agenda para que o usuário faça esse agendamento de consultas por meio da plataforma. Mas o agendamento também poderá ocorrer nas clínicas especializadas já credenciados ao Iaspi.

Portanto, a teleconsulta estará disponível a toda a rede Iaspi Saúde eletivo e o profissional que tiver interesse em prestar atendimento remoto deverá solicitar o registro por meio do login e senha e enviar sua agenda de disponibilidade de atendimento, tendo em vista que o agendamento também será realizado pela plataforma.

“A plataforma irá disponibilizar a consulta remota de modo que o médico poderá conversar com o paciente por meio de recurso audiovisual e poderá também fazer o registro de informações importantes em um prontuário médico, poderá analisar exames, passar orientações e enviar receita, inclusive, receitas de medicações controladas por meio de um QR Code”, explica Daniele Aita, diretora-geral do Iaspi.

Ainda com relação à teleconsulta, a médica ressalta a importância do registro de informações médicas por meio de um prontuário médico e também a importância de assegurar o sigilo médico e lembra que a plataforma que o Iaspi está implantando para esse atendimento remoto será compatível com o prontuário médico utilizado nas diversas clínicas.

“Embora o atendimento remoto traga algumas limitações ao atendimento pela impossibilidade de exame físico, sabemos do grande benefício que esse sistema pode oferecer em tempos de pandemia, nesse momento em que é necessário, é válido se evitar toda e qualquer exposição. Sabemos a importância de melhorar o atendimento e estamos empenhados em disponibilizar, no menor espaço de tempo possível, a teleconsulta, seguindo as regras do atendimento eletivo, a todos os seus dependentes e disponível em toda a rede Iaspi Saúde eletivo”, garante Daniele.