O Iaspi Saúde está retomando as atividades do projeto Trans-Forma-Ação, lançado em janeiro deste ano pelo Instituto , em parceria com a rede credenciada, cujo principal objetivo é oferecer uma nova forma de atendimento e acompanhamento psicoterápico por meio de terapia em grupo.

A meta é cuidar mais da saúde mental das pessoas, promover saúde e bem-estar por meio da interação, no intuito de orientar a pessoa a lidar com as emoções e trilhar o caminho do autoconhecimento. São ofertadas terapias de grupo em várias temáticas, com grupos compostos por cinco pessoas e conduzidos por um profissional técnico na área, durante dois meses.

Nessa retomada, a direção da Clínica Cuidarte, parceira do Iaspi nesse projeto, ressalta a importância da adoção de diversos procedimentos de segurança, necessários frente à pandemia da Covid-19, como o agendamento, o respeito ao limite do número de participantes dos grupos, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel.

Segundo a diretora da Clínica Cuidarte, psicóloga Kyslley Urtiga, a terapia em grupo consiste em um espaço de fala e escuta, reflexão e interação, sob a condução de um terapeuta. Com isso, permite ao indivíduo compartilhar experiências, estratégias de superação e de dificuldades para lidar com situações do cotidiano.

“Os grupos visam a identificação entre pessoas, que terão oportunidade de expressarem livremente tudo o que as aflige e, à medida que dão vazão a esses conteúdos, abrem a possibilidade de elaboração de pensamentos mais otimistas. Além disso, a troca de informações facilita a obtenção de insights. É um serviço diferenciado, exclusivo que a Cuidarte implanta em parceria com o Iaspi Saúde para os servidores”, destaca Kyslley Urtiga.

Para a diretora-geral do Iaspi, Daniele Aita, não haverá custo a mais para o servidor. “O Iaspi Saúde oferece mais esse benefício tendo o compromisso social de cuidar da saúde mental dos seus usuários, abrindo mais um canal de comunicação com a sociedade. O projeto foi desenvolvido pela equipe da Cuidarte, que conta com cerca de 30 profissionais na área da Psicologia, e é exclusivo para os beneficiários do Iaspi, mas será levado a outros órgãos do Estado”, explica a gestora.

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site www.clinicacuidarte.com.br, onde os interessados fazem a adesão ao grupo que desejam, além de obterem todas as informações sobre o projeto, inclusive, orientação sobre cada um deles para escolher o que melhor se adeque a sua necessidade.