A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) alerta à população para que aumente o isolamento social como forma de reduzir a contaminação pelo novo coronavírus, o Sars-Covs-2. O estado tem alcançado um índice de isolamento (pessoas em casa) de 60%, quando o ideal considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de pelo menos 70%.

O diretor do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portela e integrante do Comitê de Organização Emergêncial (COE), médico infectologista José Noronha, explica que quanto mais as pessoas ficarem em casa, menos pessoas irão contrair o vírus, evitando a sobrecarga no sistema de saúde. “O Estado quer garantir que haja leitos para todos os que precisarem. E isso só será possível se muitas pessoas não adoecerem ao mesmo tempo. Na Itália e na Espanha, isso está acontecendo e a quantidade de óbitos está sendo muito grande”, afirma Noronha.

O índice no Piauí manteve-se estável no feriado da Semana Santa. Após atingir 61,70% na Sexta-Feira da Paixão (10), o índice caiu para 54% no sábado (11), mas voltou a subir no domingo (12), alcançando 59%, portanto, mantendo a casa dos 60%.

Enquanto na sexta-feira, o Piauí era o primeiro no ranking nacional, no domingo caiu para o 14º lugar. O Distrito Federal liderou a lista, com 61,77%. O último colocado foi o Tocantins, com 54,63%.

Para orientar a população sobre a necessidade de evitar a circulação nas ruas, a Polícia Militar está realizando rondas constantes nos bairros, fiscalizando aglomerações e atividades econômicas não essenciais que estão funcionando apesar da proibição do Governo do Estado. Na semana passada, a PM registrou 126 ocorrências no Piauí relacionadas à abordagem de pessoas e fechamento de estabelecimentos.

O major Gustavo, chefe do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), disse que a PM faz sua parte, mas a população deve ficar em casa, quem puder. “Esse trabalho de aumento do percentual de isolamento não depende exclusivamente da PM, pois não há a proibição de ir i vir no estado. Existe a determinação de fechamento de estabelecimentos não essenciais e proibição de aglomerações”, afirmou o militar.

Os dados do isolamento, contudo, são utilizados para melhor nortear as decisões estratégicas e abrandamento ou não dos decretos de isolamento. A Polícia Militar do Piauí está também fazendo barreiras sanitárias nas divisas com estados vizinhos, em ação conjunta aos órgãos de saúde e vigilância sanitária, para garantir o cumprimento dos decretos em vigor.

O comandante da Polícia Militar no Piauí, coronel Lindomar Castilho, explica como é realizado o monitoramento. “A pesquisa divulgada é baseada nos dados do site In Loco, que possui a base de dados (geolocalização) das pessoas de acordo com seus smartphones. Quando a pessoa se desloca daquele ponto onde ele passa mais tempo do seu dia, que é considerado pelo app como moradia, o movimento é entendido pelo app como uma violação à política de isolamento”, explica Castilho.

A agência In Loco possui uma tecnologia que monitora à localização de 60 milhões de aparelhos smartphones em todo o país, sem identificar pessoas, garantindo assim sua privacidade e anonimato. Tal inteligência é utilizada em todo o território nacional como uma ferramenta de vigilância e de suporte na coleta de dados que auxiliem as autoridades a guiar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19. O aplicativo tem acesso ao ranqueamento de 204 municípios dos 224 piauienses.

Os municípios com maior índice de isolamento social no Piauí no último sábado foram Lagoinha do Piauí (78,60%), Wilson Brandão (77,20%), Aroeiras do Itaim (75,40%), Curralinhos (73,10%) e Juazeiro do Piauí (70%). Os com menor índice na mesma data foram São Gonçalo do Gurguéia (29,70%), São Miguel da Baixa Grande (33,20%), Canto do Buriti (40,30%), Campo Alegre do Fidalgo (40,80%) e Betânia do Piauí (41,40%). Teresina, a cidade mais populosa, ficou com índice de 55,10% no sábado.