Mais dois grupos empresariais foram recebidos em Parnaíba, nesta quarta-feira (24), interessados na implantação de negócios industriais na região do litoral piauiense, incluindo as adjacências do porto marítimo de Luís Correia, onde será implantado o Parque Empresarial Complexo Portuário, e a ZPE Parnaíba. As novas plantas industriais serão viabilizadas pelos incentivos do programa Investe Piauí, um segmento do PRO Piauí, criado pelo Governo do Estado para promover desenvolvimentos setoriais em todas as regiões do estado.

O receptivo aos investidores foi coordenado pelo secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, acompanhado do presidente do Investe Piauí e da ZPE Parnaíba, Victor Hugo Saraiva, e do vice-presidente da ZPE, Paulo Roberto Cardoso. O ex-deputado federal do Ceará Antônio Balhmann Cardoso, um dos responsáveis por grandes projetos de desenvolvimento daquele estado, entre eles a ZPE do Pecém, também estava presente. Ele, atualmente, faz parte do esforço do Governo do Piauí para desenvolver o PRO Piauí.

O encontrou resultou na confirmação de que a organização J & C Industria de Materiais Esportivos Ltda se instalará em local já estruturado pelo Governo do Estado na área da ZPE Parnaíba para iniciar a produção industrial de pranchas e outros equipamentos para kitesurf, ainda neste primeiro semestre de 2021. A produção será destinada aos mercados nacional e internacional.

O empresário espanhol Jose Jimenez esteve reunido com a comitiva liderada pelo secretário de Estado da Fazendo, Rafael Fonteles, quando fez uma explanação a respeito do potencial e dos canais que a empresa detém tanto no mercado nacional quanto internacional. Ele falou ainda da possibilidade de agregar à atividade da indústria projetos de responsabilidade social para beneficiar a comunidade local em diversas modalidades esportivas.

Para Rafael Fonteles, os investimentos privados a serem implementados na região terão como principal efeito a geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida das populações locais. Nesse sentido, ele reafirmou o apoio do governador Wellington Dias para que a ZPE Parnaíba esteja, em breve, funcionando na sua capacidade plena de receber grandes indústrias, conforme os encaminhamentos já feitos. Atualmente, a zona que passará a ser uma das subsidiárias do Investe Piauí já tem duas indústrias produzindo regularmente e exportando.