O Campus Poeta Torquato Neto recebe o II Workshop Mulheres do Agro de Teresina. O evento on-line  discutirá sobre “O Agronegócio sob a perspectiva feminina”  no dia 4 de dezembro. As inscrições são gratuitas e estão abertas através do formulário on-line.

O Workshop é uma realização do curso de Zootecnia da UESPI e parceria com a zootecnista Leiliane Alves, que tem como foco demonstrar a importância da atuação das mulheres dentro dos mais variados segmentos do agro, desde a pesquisa e desenvolvimento até a produção no campo, passando pela comercialização de produtos e serviços. A programação reúne temas que discutem fatores críticos do sucesso, os desafios enfrentados e as perspectivas das mulheres dentro das profissões (Zootecnia, Agronomia, Veterinária, Técnicas Agrícola, Agropecuária e Agronegócio, produtoras rurais, agricultura familiar entre outras).

O projeto conta com a colaboração dos professores Firmino Barbosa, Dinara Silva e Samira Teixeira do curso de Zootecnia. A professora Dinara Silva destaca que a universidade dá todo o suporte administrativo e docente. “Receber e organizar eventos como esse é muito importante para os nossos acadêmicos terem noção e acesso a histórias, pesquisas e assuntos importantes de serem discutidos. Essa é a segunda edição do Workshop e tem sido muito enriquecedor”, ressalta.

A Leiliane Alves, zootecnista, é idealizadora do projeto. Ela afirma que a iniciativa surgiu da necessidade de estimular a capacitação permanente de mulheres no agronegócio, na agroindústria e na agroecologia. “Durante minha graduação fui a única mulher da minha turma, descobri que precisava encontrar meu próprio espaço no curso, mas os desafios foram muitos. Quando saí da faculdade, me sentir na obrigação de fazer algo que pudesse inspirar as mulheres, especialmente as mulheres da área de ciências agrárias. Elas já passaram ou estão passando por esses desafios, e precisam de motivação para nunca desistirem, e aprender a transformar suas dificuldades em oportunidade. Daí surgiu a iniciativa de criar um projeto dirigido às mulheres que atuam nos mais diversos setores do Agro”, pontua.

A programação do evento conta com temáticas como Crédito e financiamento rural; Capacitação e empreendedorismo no Agro; O Jovem empreendedor no Agronegócio; A influência feminina na pecuária: desafios e oportunidades antes e pós-pandemia. Apesar de ter a temática voltada para mulheres no agronegócio, o evento é direcionado a homens e mulheres profissionais das áreas de Agronomia, Zootecnia e áreas afins.

Faça sua inscrição através do link.

O encontro acontece no canal no YouTube do Workshop Mulheres do Agro em Teresina no dia 4 de dezembro, às 18 horas.