O diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (Iaepi), Luiz Cláudio Macedo, assinou, nessa quinta-feira (26), a ordem de serviço para implantação de dois sistemas simplificados de abastecimento de água no Assentamento 8 de Março, na zona rural de Teresina. A empresa responsável pelas obras terá o prazo de 90 dias para conclusão, que possui um investimento orçado em R$324.642,48.

O empreendimento beneficiará as 183 famílias residentes na localidade, que passarão a contar com água tratada. “O acesso à água de qualidade proporciona um crescimento na qualidade de vida das pessoas, configurando-se num elemento fundamental para o direito à dignidade humana e à moradia. Esse projeto torna-se realidade graças ao compromisso do governador Wellington Dias e da vice-governadora Regina Sousa, bem como ao esforço do saudoso deputado Assis Carvalho, do deputado estadual Francisco Costa e do atual suplente de vereador de Teresina, João Pereira”, explica o diretor-geral do Iaepi.

Após um longo trabalho do Governo do Estado que iniciou em 2017, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), de levantamento georreferenciado e cadastramento das famílias ocupantes do assentamento, o governador Wellington Dias entregou os títulos de terra a 165 famílias do assentamento em solenidade especial realizada no dia 8 de março de 2020, outros moradores estão em processo de regularização.

Na ocasião, o governador destacou que “a maioria dos títulos está em nome de mulheres que nunca tiveram uma casa na vida e pela primeira vez poderão chamar um lugar de seu. Vamos cuidar agora do abastecimento de água, fazer a ligação do sistema com as casas. Aqui deixaram uma área reservada para o Programa Cinturão Verde de Teresina, onde irão produzir, por exemplo, feijão, macaxeira e mandioca, além de criar galinhas e porcos. Fico muito feliz por essa conquista que faz muita diferença na vida dessas pessoas”.

E com a ordem de serviço, inicia-se o processo de instrumentalização de sistemas de distribuição de água no assentamento para possibilitar melhores condições às famílias. “Umas das nossas prioridades é a resolução do problema da falta de água tratada na zona rural da capital, que hoje apresenta um quadro em que apenas cerca de 50% desta população rural tem acesso, assim, seguiremos atuando para oferecer melhorias a essas famílias”, destaca João Pereira.