O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) é uma unidade de referência no Piauí durante a pandemia de Covid-19 e, nesta semana, completa 48 anos de funcionamento, levando uma assistência médica de qualidade para toda a população que necessitou dos seus serviços. No entanto, o trabalho de qualidade desempenhado relacionado a doenças infecciosas pela equipe de profissionais do hospital demonstra sua capacidade resolutiva desde sua fundação.

Com toda sua estrutura concluída no ano de 1973, a unidade começou a atuar pela saúde dos piauienses no ano seguinte, quando uma grande epidemia de meningite dentro do estado trouxe a necessidade de um espaço especializado para atendimento da população. A partir desse momento, começa a funcionar como Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (HDIC).

Em fevereiro de 2000, a Lei Estadual N°5.122 alterou a denominação do HDIC, que passou a ser denominado Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella. O médico infectologista e atual diretor da unidade, José Noronha, destaca o papel fundamental do IDTNP em diversos momentos. “Desde sua fundação, cada vez mais, a unidade se destacava no atendimento à população em momentos de crise. HIV, H1N1 e, mais recentemente, a Covid-19 são alguns dos momentos que o instituto vem demonstrando toda sua essencialidade para a saúde do Piauí. É preciso destacar ainda que sempre tivemos um suporte para a população mais frágil, mostrando qualidade de atendimento acolhedor para pessoas com doenças estigmatizantes”, apontou.

A diretora técnica e médica infectologista, Elna Amaral, destaca que, por ter um perfil de lidar com doenças infecciosas e de contagio bastante elevado, o IDTNP sempre teve um grande cuidado, tanto no gerenciamento dos pacientes, assim como no acolhimento. “Além de todo um preparo estrutural para garantir uma estadia de qualidade para os pacientes, o hospital também sempre teve um olhar para a assistência psicológica, efetuando esse serviço com qualidade, tanto para os pacientes, como também para a equipe de profissionais da unidade, garantindo um acompanhamento sobre todas as situações”, destaca.

Durante a pandemia, o hospital conta com 75 leitos em funcionamento sendo 27 de UTI. “Com a finalização das obras de ampliação que a unidade está recebendo, teremos 103 leitos. Destes, serão 30 leitos de terapia intensiva, sendo 20 deles da primeira unidade respiratória do Piauí, que terá foco em atender a população em situações como essa de epidemias de doenças respiratórias, onde precisamos de um espaço com mais segurança para pacientes; familiares e profissionais”, antecipa José Noronha.

O secretário de Estado da Saúde Florentino Neto, aponta que, por 48 anos, o instituto vem fazendo um trabalho de excelência trazendo cuidados para a saúde do povo piauiense e que, agora na pandemia, qualquer um pode perceber a importância do trabalho desempenhado pelo hospital. “O Natan Portella é referência  do estado nesta pandemia e temos a convicção que o trabalho desempenhado pela unidade é um dos principais responsáveis pelos bons resultados do estado no tratamento de casos de Covid-19. Agradecemos a todos que fazem e fizeram parte da historia do hospital e temos a certeza que a saúde pública do Piauí não seria  a mesma sem os esforços de cada um”, declarou o gestor.

Para celebrar os 48 anos da unidade, na manhã desta quarta-feira (4), será realizado um momento junto dos trabalhadores do hospital para agradecer aos serviços prestados pela unidade em suas quase cinco décadas dedicadas à saúde pública do estado do Piauí.

Fonte: Ascom Sesapi