Com a inclusão das cidades de Pedro II, Paes Landim, São Miguel do Fidalgo, Santa Filomena e Cajueiro da Praia já são 101 municípios piauienses interligados por uma estrutura de fibra óptica capaz de garantir conexão de internet de qualidade. Essa realidade que promove o desenvolvimento em todo o estado, especialmente em tempos de pandemia de Covid-19, foi alcançada em menos de dois anos de trabalho, graças à Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre o Governo do Piauí e a empresa Piauí Conectado.

O projeto está implantando internet banda larga nos órgãos da administração pública estadual, especialmente das áreas da saúde, educação e segurança pública. A rede aumenta a capacidade de atendimento e a velocidade na conexão, reduzindo custos e maximizando a eficiência na prestação dos serviços. Já são 1.275 pontos ativos em órgãos públicos em todo o estado.

Mas essa internet também está à disposição para a população em pontos de acesso ao público, os PAPs. Eles estão instalados em praça e locais estratégicos de grande circulação e já somam 100 em todo o estado. A expectativa é que, até o final deste ano, mais 100 praças públicas tenham Wi fi de qualidade funcionando, totalizando quase 200 pontos de acesso aberto ao público.

Até o momento, essa PPP investiu mais de R$ 80 milhões e foi responsável pela geração de cerca de 450 empregos diretos e indiretos em todo o Piauí. A expansão de internet banda larga por todo o estado vai beneficiar os 224 municípios que compõem o território piauiense, já que o projeto de expansão foi aprovado e será executado a partir de 2021.

“O objetivo é colocar o Piauí de forma moderna e eficiente a partir do uso dos serviços tecnológicos proporcionados pela Internet. Isso significa a viabilidade de serviços como telemedicina e educação EAD, por exemplo, sem contar as possibilidades para desenvolver o comércio e toda a estrutura social da cidade”, comemora o governador Wellington Dias.

Uma das vantagens da PPP é que, ao final do contrato, toda essa estrutura permanece à disposição do poder público. “São mais de 2 mil quilômetros de rede de fibra óptica já instaladas. É um projeto que tem um potencial transformador incrível, pois hoje, internet e conectividade são fundamentais. Esse trabalho feito através da PPP vai potencializar a atuação do governo nas cidades do interior”, destaca a superintendente de Parcerias e Concessões (Supac), Viviane Moura.

Mais investimentos na rede

Emerson Silva, presidente da Piauí Conectado, reforça que, até o fim do ano, a empresa fará investimentos importantes, como a implantação do backbone subterrâneo da rede. Ele deve ficar pronto até o final de 2021 e, só com esse equipamento, a empresa estima um investimento de R$ 144 milhões.

“Backbone é a espinha dorsal da Internet, responsável pelo envio e recebimento dos dados entre diferentes localidades. Então, a implantação desse equipamento vai melhorar ainda mais os serviços prestados e a segurança dos dados também será reforçada, a partir da inauguração do nosso prédio do Datacenter e do Centro de Operações da Piauí Conectado, em dezembro”, finaliza Emerson Silva.

A PPP Piauí Conectado tem prazo de 30 anos e o investimento total que deve ser feito pela iniciativa privada é de R$ 214.055.786,65.