O Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip), unidade da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), iniciará o Projeto Horta Cidadã, em parceria com o Instituto de Ciências Ambientais (ICA).

A coordenadora do Ceip, Sandrina Loiola, diz que o projeto é uma excelente oportunidade para os internos, que terão aulas teóricas, práticas e certificação. “Essa atividade é mais uma ação que dará aos adolescentes oportunidades no sentido da qualificação profissional, integração socioeducacional e incentivo à preservação ambiental”, enfatiza a gestora.

A diretora técnica e fundadora da ONG Instituto de Ciências Ambientais, Sebastiana Pereira de Oliveria explica que a horta terá caráter pedagógico, nutricional, terapêutico e profissionalizante para os adolescentes. “Seguindo a tendência mundial e os princípios do ICA, os produtos serão totalmente orgânicos. Eles atenderão à demanda do Ceip e o excedente da produção poderá ser comercializado e a renda revertida para compra de insumos para dar continuidade ao projeto”, diz a assistente social.

O ICA é uma organização social formada por ambientalistas, sem fins lucrativos, com principais objetivos a proteção e preservação dos recursos naturais. O instituto tem como destaque a agricultura orgânica e o desenvolvimento sustentável de comunidades urbanas e rurais.