Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a Educação permanece como uma das prioridades do Governo do Estado. Com os investimentos do PRO Piauí, um conjunto de obras estão sendo geridas pela equipe da Seduc com o objetivo de modernizar as estruturas físicas das unidades da Rede. Nessa sexta-feira (22), o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, esteve no município de Piracuruca visitando o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Inês Rocha e a Unidade Escolar Anísio Brito, contempladas pelo programa.

O gestor acompanhou a evolução nas obras do Ceti Inês de Maria Sousa Rocha, que oferta o Ensino Médio de Tempo Integral e atenderá mais de 240 estudantes em 2021. Contemplada com um investimento de R$ 1.212.759,16, a escola está passando por reforma e ampliação e ganhará Laboratório de Ciências e Informática, refeitório, quadra, auditório e novas salas. Na oportunidade, também foram entregues ares-condicionados para todas as salas de aula e bebedouro.

Uma das escolas mais antigas da cidade, o Ceti Inês Rocha sempre foi uma escola de referência. “Em 2020, atingimos a marca de 5,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, ficando entre as dez maiores notas do Estado. Com essa nova estrutura física tivemos um grande aumento no número da procura por matrículas, saindo de 168 alunos em 2020, para 243 alunos até ontem (21)”, comemora Gilvan Fontenele, diretor do CETI.

“Os materiais trarão mais bem-estar e conforto para a comunidade escolar, além de fazer parte da finalização da reforma, que já segue com 80% de avanço. Além de todo o trabalho de fortalecimento de gestão que já vem sendo desenvolvido, estamos modernizando a estrutura das nossas escolas. Esperamos que toda essa mudança gere frutos na vida de professores, gestores e, principalmente, no futuro de nossos estudantes”, afirmou Ellen Gera.

Geovana Matos, estudante do 2º ano do Ensino Médio do Ceti Inês Rocha, acompanhou a visita e falou sobre o impacto da reforma em seu desenvolvimento escolar. “Particularmente, tenho um grande interesse pela prática esportiva, então estou muito feliz com a construção dessa nova quadra e percebo que essa reforma vai contribuir para o desenvolvimento do esporte na escola. Além disso, quando descobri que teríamos um Laboratório de Ciências, fiquei empolgada porque gosto de desenvolver projetos nessa área e, com a criação desse espaço, com certeza terei mais facilidade para absorver todo o conteúdo”, disse.

Ellen Gera visitou, ainda, a Unidade Escolar Anísio Brito. A equipe da Seduc realizou uma vistoria e apresentou o projeto de construção da infraestrutura que, em breve, terão os serviços iniciados.

PRO Piauí

O PRO Piauí é o maior investimento já realizado pelo Governo do Piauí e a soma de R$ 1,652 bilhão, conquistada na justiça pelo Estado, será aplicada integralmente nas escolas da rede estadual de todo o Piauí. As melhorias visam a reestruturar espaços físicos, além de promover a expansão do ensino público de qualidade com objetivo de levar desenvolvimento econômico e social a todos os municípios piauienses.