O secretário de Estado dos Transportes, Jonas Moura, foi eleito vice-presidente nacional do Conselho Nacional dos Secretários de Transportes (Consetrans). Para presidente da entidade, o secretário de Transportes e Mobilidade do Distrito Federal, Valter Casemiro, foi reconduzido ao cargo. A eleição ocorreu nessa quinta-feira (2). O mandato é de dois anos.

A diretoria-geral do conselho é composta por presidente, vice-presidente nacional e cinco vice-presidentes regionais, um para cada região do país. O órgão conta ainda com uma junta fiscal, com um presidente e dois membros.

De acordo com Jonas Moura, a vice-presidência do Consetrans coloca o Piauí em uma posição de destaque nas discussões, nas tomadas de decisões, formulação e implementação das políticas públicas voltadas para infraestrutura de transportes. “É uma função importante para o Piauí. Me sinto feliz e honrado em representar nosso estado nessa missão importante. Vamos trabalhar para contribuir significativamente com o desenvolvimento do setor de transportes do Piauí e do Brasil”, destacou o secretário.

O Consetrans congrega, por meio dos titulares, as Secretarias de Transportes, ou equivalentes, dos Estados e do Distrito Federal, e tem por finalidade representar o interesse comum e promover a integração dos membros, com vistas à participação efetiva nas decisões nacionais de interesse do setor de Transportes.

O conselho tem por finalidade a participação na formulação, implementação e avaliação das Políticas Nacionais de Transportes; a coordenação e articulação de ações de interesse comum; a promoção de intercâmbio de informações e de experiências nacionais e internacionais; a realização de seminários, conferências, cursos e outros eventos; o desenvolvimento de programas e projetos comuns e a articulação com instâncias do governo e da sociedade civil.