A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, apresentou ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) o projeto de criação da central de serviços ao empreendedor. A apresentação aconteceu, nessa quinta-feira (29), na sede do Sebrae, para o diretor técnico Delano Rocha e equipe.

“O Sebrae é um importante parceiro da Jucepi em projetos para a melhoria do ambiente de negócios no Piauí. Hoje, apresentamos a situação do sistema do Piauí Digital e propomos a renovação da nossa parceira para implementar ações que tornarão a plataforma mais simples, mais célere e com novos serviços ao empreendedor. Fiquei muito feliz pela receptividade ao projeto e tenho a confiança de que nos próximos meses teremos muitas novidades no ambiente de negócios do estado”, comenta a presidente Alzenir Porto.

O objetivo é promover e integrar diversos serviços ao empreendedor aproveitamento a plataforma do Piauí Digital. “A ideia da Central de Serviços é criar um ambiente de negócio favorável ao empreendedor, totalmente virtual, simples e ágil ofertando mais serviços e promovendo a manutenção das atividades econômicas tão fundamentais para a geração de emprego e renda no nosso estado”, afirma.

Parceria Jucepi e Sebrae para criação da central de serviços ao empreendedor.

Atualmente, 100% dos serviços da Jucepi estão disponibilizados no Piauí Digital e a ampliação do escopo da plataforma atende os demais serviços e órgãos não contemplados na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), criada pela Lei Federal nº11.598 de 2007.

Acessando www.piauidigital.pi.gov.br, o empreendedor solicita a abertura, a alteração e a baixa da empresa, certidões, consulta a viabilidade de nome empresarial e endereço, realiza arquivamentos de documentos de interesse da empresa, registra documentos contábeis, consulta a veracidade dos documentos arquivados, além de outros serviços.

O Piauí Digital é integrado à Receita Federal do Brasil, aos órgãos estaduais Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) – Diretoria de Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí e a 223 municípios piauienses.