A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, participou, nessa quarta-feira (28), de capacitação para prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo pelo Departamento Na​cional de Registro Empresarial e Integração (Drei), em parceria com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e a Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju).

Na abertura, Alzenir Porto, que também preside a Fenaju, agradeceu a parceria com o Drei e todos os órgãos que trabalham com o registro mercantil. “É de grande importância esse espaço para discutir políticas que venham a contribuir, seja em relação ao Coaf ou a outros temas, no combate à lavagem de dinheiro no que tange ao que passa pelas juntas comerciais “, afirmou a presidente.

Presidente da Jucepi e da Fenaju, Alzenir Porto, reforça a importância da parceria com o Drei e Coaf na prevenção à lavagem de dinheiro no âmbito das juntas comerciais.

A capacitação foi realizada de forma online e contou com a participação de analistas de registro mercantil e vogais da Jucepi e de outras juntas comerciais. No evento, o Drei apresentou como identificar eventuais comunicações acerca de potenciais indícios de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo.

As normas gerais sobre as obrigações das juntas comerciais relativas à prevenção de atividades de lavagem de dinheiro, ou a ela relacionadas, e ao financiamento ao terrorismo estão dispostas na lei nº 9.613, de 1998; e as relativas ao cumprimento de determinações do Conselho de Segurança das Nações Unidas acerca da indisponibilidade de ativos na lei nº 13.810, de 2019.