Com o objetivo de auxiliar os estudantes para entender melhor como funciona o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além dos detalhes sobre a nota de corte, peso das áreas, a sistemática das cotas e ampla concorrência, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nessa segunda-feira (5), a Mega Live Pré-Sisu.

A ação contou com a apresentação do professor Wellington Soares e mediação das professoras Viviane Carvalhedo e Hildalene Pinheiro. A ação teve também a participação de Felipe Lopes, consultor do Enem, acadêmico de Direito e idealizador do Projeto Educacional Bizu; além de Lino Pontes, presidente do Projeto Aprovar, de Salvador-BA, um cursinho formado por voluntários que auxiliam estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que utilizaram as aulas e o material do Pré-Enem Live.

O coordenador do Pré-Enem Seduc, professor Wellington Soares, falou das dificuldades e superações no contexto da pandemia. “Apesar de todas as dificuldades que o Brasil vem enfrentando, que impactaram na abstenção recorde com mais de 50%, e um número baixo de notas mil na redação (28) em âmbito nacional, aqui no Piauí nós fizemos nosso dever de casa. Além do Canal Educação, fomos a todas as Gerências Regionais de Ensino com aulas presenciais e seguindo todas as recomendações sanitárias, o que garantiu o ótimo resultado do estudante piauiense”, disse Soares.

Hildalene Pinheiro falou no que fazer antes de abrir o Sisu e como utilizar da melhor forma a nota conseguida pelo estudante no Enem. A professora mostrou o passo a passo que o aluno deve fazer. “Cerca de 90% das universidades públicas utiliza a nota do Enem e o Sisu para o ingresso. O estudante deve ler com atenção as notas alcançadas, observar em quais áreas ele mais se destacou; buscar um perfil de curso que tenha os maiores pesos para as maiores notas do Enem, por meio do termo de adesão das universidades; fazer uma lista dos cursos que caibam no perfil, ver a melhor faculdade, escolher o curso e definir o lugar onde vai estudar. Lembrando que é preciso acompanhar a cada 24 horas o Sisu para ver se continua como classificado. O aluno ainda tem a lista de espera e o Sisu do meio do ano como alternativas”, afirmou a professora.

Felipe Lopes complementou as informações repassadas pela professora Hildalene Pinheiro, com os pesos e notas que impactam na aprovação, demonstrando exemplos de que se o concorrente analisar corretamente os pesos das áreas atribuídas por cada universidade, pode ter maior chance de aprovação.

“Dependendo da universidade, o aluno é mais ou menos valorizado, de acordo com a nota do Enem e o peso da área que mais pontuou. É fundamental o estudante saber disso. Também atentar-se para as listas de espera, ficar sempre vigilante e manifestar o interesse”, destacou o idealizador do Projeto Educacional Bizu.

Lino Pontes trouxe para a live os programas e auxílios que o estudante tem para estudar em outra cidade e se manter na universidade. “Muitas universidades oferecem bolsa de auxílio estudantil. Muitas vezes não é fácil conseguir, pois há muita concorrência, mas acreditando e seguindo os passos, é possível”, relatou presidente do Projeto Aprovar.

O secretário da Educação, Ellen Gera, deixou uma mensagem motivadora parabenizando os estudantes e profissionais da Educação.“Nós da rede estadual de educação do Piauí temos muito a comemorar. Nossos estudantes tiveram resultados excelentes, com destaque para redação, o que mostra a dedicação de todos, mesmo com a pandemia. Parabéns aos professores e profissionais do Pré-Enem que se reinventaram. Os resultados são esperançosos, agora é confirmar o ingresso. Você, estudante da rede estadual de educação, é nota mil”, comemorou o gestor.

As inscrições do Sisu começam nesta terça-feira (6) e até o dia 9 de abril os estudantes terão a oportunidade de tentar uma vaga em instituições de ensino superior, utilizando as notas obtidas no Enem 2020.