Após cinco meses de lançamento do projeto Piauí Inclusivo, cadastro de pessoas com deficiência da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) divulgou relatório que aponta até o momento 10.212 pessoas cadastradas em 175 municípios piauienses. O objetivo do censo é a realização de políticas públicas voltadas para esse público.

O sistema que coleta dados dessas pessoas em áreas importantes como trabalho, saúde, educação e acessibilidade, foi desenvolvido pela ATI, fruto de uma parceria da Seid com o deputado estadual Franzé Silva.

“Essa é uma ideia pioneira. A ATI está contribuindo com a disponibilização da plataforma de um site, mais rápida e acessível para que através dos dados coletados o Estado tenha informações claras sobre a situação dessas pessoas em todos os municípios”, disse o diretor-geral da ATI, Antônio Torres.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, foram capacitados para a utilização do sistema, representantes das secretarias municipais de assistência social, entidades que atendem pessoas com deficiência e conselhos municipais de defesa dos direitos das pessoas com deficiência em todos os municípios do Piauí.

“Nossa meta é que nós possamos em breve consolidar esses números e assim a gente poder saber a real situação das pessoas com deficiências nos nossos 224 municípios e em cima desse resultado, nós podemos desenvolver mais ações, mais políticas públicas que possam melhorar a vida dessas pessoas lá onde elas residem”, destacou o secretário.

Distribuição de tablets

A ATI e Seid fizeram doações de tablets para as entidades que atendem as pessoas com deficiência em Teresina para auxiliar na realização de cadastros do projeto Piauí Inclusivo – Cadastro da Pessoa com Deficiência.

As entidades beneficiadas foram AMA-PI; ACEP; ADEFT; APADA; Down Te Amo; Pestalozzi; APAE-TE; ASCAMT; AMH; CIES; Ana Cordeiro; NAAH/S; Equoterapia; CAS e Conede-PI.

O cadastro também pode ser realizado na sede da Seid que fica na Rua 7 de Setembro, s/n, bairro Centro.