O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vem trabalhando arduamente no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Além da estrutura para atendimento aos casos de Covid-19, o Estado segue investindo nos hospitais do interior do estado. Os trabalhos de melhorias estruturais, compra de equipamentos e capacitação de pessoal vêm garantindo qualidade no atendimento da população piauiense, assegurando, assim, que as unidades de saúde da rede estadual tenham condições para atender a maioria dos problemas da população em suas próprias cidades.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade, Alderico Tavares, destaca que todas essas melhorias vêm sendo realizadas não somente no interior, mas também na capital, assegurando qualidade no atendimento à população.

O Hospital Natan Portella, por exemplo, no início da pandemia contava com 7 leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) e hoje possui em funcionamento 27 leitos de UTIs, com previsão de, em 90 dias, passar a contar com mais 30 leitos de UTIs, sendo alguns de pressão negativa.

“Nós também promovemos melhorias em unidades de referência como a Maternidade Evangelina Rosa; o Hospital Natan Portella e o Hospital Infantil. Além disso, temos investimentos paralelo em unidades do interior, garantindo melhorias na estrutura física dos hospitais, além da aquisição de equipamentos e treinamento de equipes”, destacou o superintendente.

Outro ponto destacado é que esses investimentos vêm sendo feito não somente nos grandes hospitais do interior, mas sim na rede como um todo, garantindo uma evolução e melhoria do serviço em sua totalidade.

“Com esses investimentos, temos maior capacidade de atender nossa população em seus municípios de moradia, reduzindo, assim, a necessidade de transferências vindas do interior para a capital, e dessa forma fazendo os serviços funcionarem de forma mais fluida e com maior resolutividade, seja onde for que a população chegue até a rede estadual”, destaca Alderico Tavares.