A miniusina de Altos é uma das oito que serão construídas no Piauí através da PPP de Energias Limpas. O empreendimento está sendo construído pela concessionária Rio Poti Energia e terá 3,7 Mw de potência, que seria o suficiente para abastecer 4.277 residências.

“Serão cerca de 7 mil placas fotovoltaicas em uma área de 13 hectares. Nossas miniusinas vão atender aos prédios das Secretaria de Estado de Administração e Previdência e Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí”, conta Giórgio Santos, representante da concessionária.

Atualmente, o terreno que receberá a miniusina em Altos está passando pela etapa de supressão vegetal e deve começar as obras em junho. “A execução do projeto vai ser de aproximadamente 180 dias, com início de operações da miniusina até dezembro. É uma obra que terá um investimento de mais de R$ 19 milhões e vai gerar 150 empregos diretos para a população”, informa a superintendente de Parcerias e Concessões, Érica Feitosa.

O projeto estima uma redução significativa nos gastos do Estado com energia, tornando-o autossuficiente no abastecimento. A implantação das miniusinas vai impulsionar mais ainda o Piauí como referência nacional em boas práticas ao meio ambiente e pioneiro no aproveitamento da energia proveniente do sol para atender prédios da administração pública.

Os impactos sociais do projeto abrangem o desenvolvimento de políticas públicas de sustentabilidade com efeito multiplicador, incremento no orçamento dos municípios com a geração de emprego e renda, criação de uma nova cadeia produtiva e utilização de uma tecnologia ambientalmente limpa. Só a miniusinas de Altos vai economizar 500 toneladas de carbono por mês. Atualmente a energia solar é a melhor solução para evitar um colapso total na matriz energética.