Os estudantes do histórico prédio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Inês Maria de Sousa Rocha, localizado no centro do município de Piracuruca, comemoraram a entrega da obra de modernização do prédio e da quadra poliesportiva nesta segunda-feira (18). A solenidade contou com a presença do governador Wellington Dias, do secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e do secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles.

 

 

 

A escola oferta a modalidade de tempo integral e está entre as dez maiores notas do IDEB do estado, com 5,3 (referente ao ano 2019), atendendo mais de 200 estudantes. Para a modernização da escola foram investidos R$ 1.477.466,99 (um milhão e quatrocentos e setenta e sete mil e quatrocentos e sessenta e seis reais e noventa e nove centavos), provenientes do PRO Piauí Educação.

O secretário Ellen Gera destaca os investimentos no ensino de tempo integral como importante alavanca de indicadores na educação do estado. “O governador Wellington Dias vem liderando o investimento na educação e a maior obra que ele deixará será imaterial, que é a educação da nossa gente. Saímos de 44 para 96 escolas de tempo integral e o Piauí é o terceiro estado com o maior número de estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em tempo integral das escolas públicas. É com satisfação que hoje entregamos aqui a unidade do Ceti Inês Rocha completamente modernizada”, pontuou.

 

 

Durante a solenidade ocorreu também a entrega de tablets para os estudantes, a entrega de medalhas e menções honrosas das olimpíadas educativas e instrumentos musicais para a escola.

A estudante Geovana de Brito Matos, matriculada na 3ª série do Ensino Médio no CETI, comemorou a entrega dos novos espaços e também por ter recebido um tablet para auxiliá-la nos estudos.

“Com o aprimoramento da escola temos vantagens para os alunos, principalmente na questão do conforto, pois teremos ar-condicionado, novos laboratórios que irão servir, principalmente, para os alunos que tenham interesse em alguma aula científica e a quadra. Agora, eu fiquei muito feliz por receber o tablet, pois eu não tenho acesso a um computador o tempo todo ou celular com uma tela boa. Vou conseguir assistir mais aulas, fazer mais pesquisas e irá auxiliar até mesmo quanto ao meu problema de vista que necessito de uma tela maior”, explicou a estudante.

Além da entrega de modernização do Ceti, o governador Wellington Dias autorizou ainda a Reforma, Modernização e Ampliação da Unidade Escolar Anísio Brito, localizada também no município de Piracuruca.

“O alicerce do desenvolvimento é a educação.  Ganhamos medalhas e premiações nas olimpíadas, temos aprovações em cursos do ensino superior, tudo com nossos alunos da rede pública e, isto, é um sinal inconteste que estamos seguindo no rumo certo. Aqui pudemos ofertar tudo que uma escola de qualidade precisa como ar condicionado, internet, laboratórios, uma bela quadra, além da entrega dos tablets, ou seja, estruturando os espaços para que nossos alunos possam se desenvolver da forma correta”, finalizou.

Pelos corredores da moderna escola de tempo integral, o diretor Gilvan Fontenele relembra que foi aluno, professor e agora está à frente da gestão escolar. Em sua fala, o professor declarou que a entrega das novas instalações representa um sonho realizado que se concretiza e a homenagem aos professores do Ceti.

“Hoje somos o 7º lugar do Ideb do Estado, estando entre as dez melhores escolas, e isto se deve ao empenho dos alunos atrelado a cada funcionário desta escola que se dedica como uma segunda casa. Estou radiante de alegria e também agradeço aos familiares da D. Inês e a professora Núbia Aguiar que nos honram em aceitarem as justas homenagens em nome da escola”, disse emocionado.