Agentes de segurança da Nova Ceasa intensificaram, nesta quarta-feira (29), a fiscalização do uso obrigatório de máscara de proteção facial. A ação foi realizada na portaria do entreposto por profissionais treinados para orientar sobre o obrigatório do equipamento dentro da Nova Ceasa, em cumprimento ao decreto estadual nº 18.947, de 22 de abril de 2020, que estabelece a obrigatoriedade de máscaras em espaços públicos.

De acordo Gerson Rios, consultor de negócios da Nova Ceasa, a ação foi planejada após recomendação da Vigilância Sanitária de Teresina, durante visita ao entreposto. “Recebemos na administração da Nova Ceasa a visita de profissionais da Vigilância Sanitária e, na oportunidade, nos comprometemos a exigir o uso do equipamento de segurança no mercado. Traçamos um plano de ação desse trabalho e estamos executando desde a última segunda-feira. Todos estão respeitando as novas normas de circulação no mercado e estão usando a máscara, permissionários e clientes”, explica Gerson.

“Quem for identificado descumprindo a medida será advertido, notificado e poderá pagar multa. Caso haja recusa na utilização da máscara de proteção, a pessoa deverá ser retirada das dependências da Nova Ceasa, determina a medida do plano de ação que fizemos, a partir das determinações da Vigilância Sanitária”, acrescenta o consultor.

“Não estamos medindo esforços para tornar a Nova Ceasa um ambiente totalmente seguro para a realização de compra e venda de hortifruti. De acordo com estudos realizados com base nas experiências de sete países no combate à Covid-19, o uso de máscaras de proteção, com a higiene das mãos, são eficientes para retardar a propagação exponencial do coronavírus. As máscaras têm uma capacidade de bloquear o vírus entre 95% e 99%. Por isso, mais do que nunca, se torna essencial o uso do equipamento”, acrescenta Gerson Rios.

Outra medida de enfrentamento à Covid-19, adotada na Nova Ceasa, foi a sanitização do mercado. “Com o objetivo de garantir mais segurança para a saúde dos piauienses, passamos a realizar diariamente a sanitização da Nova Ceasa, em todas as vias públicas, incluindo ruas, boxes, galpões, sede dos projetos sociais e administração do mercado. A ideia é que todos circulem com tranquilidade. “Vamos vencer essa pandemia logo logo e, com a ajuda de todos, vai dar tudo certo”, finaliza Rios.