Encontro ocorreu no Núcleo da Mulher da Defensoria

O Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública do Estado do Piauí recebeu, na última terça-feira (2) a visita da nova titular da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio, bem como da secretaria executiva da Coordenadoria, Leina Monica T. de Sousa. As duas foram recebidas pela coordenadora do Núcleo, defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo.

A visita teve caráter institucional e buscou uma maior aproximação entre a coordenação e o Núcleo visando otimizar cada vez mais o trabalho conjunto em defesa das mulheres vítimas de violência. Também foi tratado sobre a criação pelo TJ-PI da rede colaborativa da Justiça criminal, voltada para atuar nesse enfrentamento.

As representantes da Coordendoria consideraram o momento relevante e destacaram o papel do Núcleo da Mulher da Defensoria. “Tivemos a oportunidade de conversar sobre a rede Colaborativa da Justiça Criminal, que Desembargador Oliveira,  como presidente do Tribunal de Justiça pretende criar e instalar agora em fevereiro, e também conversamos sobre nossas questões e dificuldades institucionais, tanto da Coordenação como do Núcleo. Foi uma oportunidade de aproximação, de conversa e debate, de pensar juntos em soluções para que melhoremos nossas ações em prol dessa política que visa realmente proteger a mulher em situação de violência. Foi uma reunião produtiva, a primeira de muitas que teremos com a Defensoria, assim como com os demais entes que participam da rede de proteção. Esse diálogo para a construção de soluções será uma constante. Agradeço a acolhida e em breve nos reuniremos novamente para a criação da Rede Colaborativa”, ressaltou a coordenadora Keylla Ranyere Procópio.

“A articulação da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça junto a Defensoria Pública,  através do seu Núcleo de atendimento à mulher em situação de violência, é extramente necessária tendo em vista que a partir do diálogo estabelecido com a Instituição é possível o Poder Judiciário, cada vez mais, promover uma estruturação que favoreça o atendimento às mulheres em situação de violência que são atendidas em grande parte pelos serviços oferecidos pela Defensoria, nessa perspectiva de cada vez mais podermos nos adequar ao que prega a Política Nacional Judiciária de enfrentamento à violência conta a mulher. Tanto a articulação junto a Defensoria, como aos demais órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, se tornam cada vez mais necessárias e fundamentais para que a gente consiga êxito para esse trabalho”, complementou Leina Monica Sousa.

A coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria, Lia Medeiros, também destacou a importância da troca de informações. “A Coordenadora Keylla Ranyere, juntamente com a secretária executiva Leina Monica vieram até o Núcleo  tanto para conhecer o espaço físico, como para saber um pouco mais sobre o atendimento disponibilizado às mulheres pela Defensoria Pública, como para colher algumas sugestões, saber sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, assim como expor alguns projetos, planejamentos que a Coordenadoria prevê para essa atual gestão. Foi um  momento de troca, de escuta, tanto por parte da Coordenadora que veio ouvir o posicionamento da Defensoria, como também de ouvir esse planejamento e essas realizações que a Coordenadoria pretende implementar nesse período futuro”, afirmou.