Lia Medeiros coordena o Núcleo da Mulher

O Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública do Estado do Piauí, contabilizou, até a última quarta-feira (24), 622 atendimentos nesse período de isolamento social, ocasionado pela Covid-19. Desse total, 562 correspondem a atendimentos processuais e 60 a primeiros atendimentos.

Desde o início da pandemia, o Núcleo da Mulher  permanece em atuação diária por meio de contatos telefônicos, WhatsApp e e-mail, disponibilizados nas redes sociais da Defensoria, tendo por objetivo não deixar nenhuma mulher que necessite dos serviços da instituição sem atendimento.

A coordenadora do Núcleo, defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, diz que a demanda permanece, mesmo com o isolamento social. A defensora explica que o atendimento é feito por servidoras, estagiárias, defensoras e defensor e que toda a equipe buscou se adaptar da melhor forma para continuar prestando as orientações pelos canais atualmente disponíveis, buscando  alcançar as mulheres que precisam de auxilio por estarem sofrendo violência dentro de suas residências e/ou em suas relações afetivas.

Sobre os atendimentos alcançados, Lia Medeiros diz que o Núcleo tem ser articulado da melhor forma possível.” Sentimos que algumas mulheres ainda têm tido dificuldades em acessar os serviços de forma remota, por isso, estamos sempre em articulação com a rede de atendimento para que possamos cada vez mais chegar até essas mulheres. Ao mesmo tempo, vemos que os atendimentos começaram a fluir melhor e muitas já estão aprendendo os novos caminhos”, destaca a defensora.

A coordenadora do Núcleo da Mulher destaca ainda que em caso de agressão as mulheres podem procurar o Núcleo nos dias úteis, das 8h às 14h,  por meio dos contatos 9 9473-4147 e  nucleodedefesadamulher@gmail.  Em feriados e fins de semana a pessoa pode acionar o Plantão da Defensoria Pública, que é divulgado no site redes sociais da Instituição.