O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro da Universidade Estadual do Piauí (NEPA/Uespi) pública o volume 10° da coleção África Brasil — Afrodescêndencia na Literatura do Brasil, Américas e África. O livro traz o resultado de estudos e pesquisas de 60 trabalhos literários apresentados por pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação no África Brasil de 2017.

De acordo com o editor e organizador da 10° coleção do África Brasil, professor Élio Ferreira, a obra conta com cinco capítulos sobre Literatura afro-brasileira teatro da Negritude Brasileira, identidade cultural e ensino; Literaturas afrodescendentes das Américas de língua espanhola, francesa e inglesa; Literatura africana de língua portuguesa; Literatura africana de Língua Inglesa; Negrismo, representação do negro e do indígena na obra de autores brancos. “Esse livro é a parte literária do África Brasil 2017. É o maior livro já publicado no Piauí sobre Afrodescêndencia, com 798 páginas. Conseguimos reunir vários estudos da literatura brasileira, americana e africana, mostrar suas diferenças, conceitos e culturas. Acredito que essa obra possa auxiliar professores e alunos a conhecerem a história e cultura dos negros em diferentes sociedades e servir de inspiração para subsidiar novas pesquisas”, explica.

A obra foi publicada pela editora da Universidade Federal do Piauí (EdUFPI).  Confira o livro. Além do professor Elio, a coleção foi organizada por Assunção de Maria Sousa, Feliciano José Bezerra, Margareth Torres de Alencar e Raimunda Celestina Mendes.

O livro será disponibilizado em breve no site do NEPA.