Professores do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos em Turismo (Netur), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em Teresina, lançam os resultados de uma pesquisa sobre os impactos da Covid-19 nas atividades dos condutores de visitantes e guias de Turismo em atuação no Piauí.

Ao todo, mais de 120 pessoas participaram do relatório, através do preenchimento online de formulário, com base em duas listas cedidas pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e de contatos repassados durante o processo de pesquisa nas redes sociais, entre 25 de junho e 10 de julho.

A pesquisa mostra um dado preocupante com relação ao faturamento dos entrevistados: quase 60% deles tiveram perdas financeiras acima de 75% em comparação ao que adquiriram em 2019, e quase metade recorreram ao auxílio do Governo Federal.

Para 78,9% dos guias de Turismo e condutores de visitantes, uma das maiores dificuldades para retorno de suas atividades será a baixa demanda de clientes. Mas, mesmo com os problemas ocasionados em virtude do novo coronavírus, mais da metade dos entrevistados mantém o otimismo que o setor turístico vai conseguir adaptar-se ao “novo normal”.

Segundo o professor do curso de Turismo, campus Poeta Torquato Neto, Antonio Rafael Almeida, é uma tendência que os profissionais dessa área busquem atualizações online em seus currículos nesse período de distanciamento social.

“Nossa ideia com a pesquisa foi retratar a situação vivenciada por duas categorias profissionais que atuam diretamente com visitantes e dependem do turismo para suas práticas de trabalho e rendimentos”, explica.

Os participantes também foram questionados sobre entidades que estão vinculados, segmentos de atuação, origem do público atendido, busca de informações sobre o setor, entre outras perguntas. 45% das fontes trabalham há 10 ou mais anos com o Turismo no Piauí.

Confira o relatório completo:

RELATÓRIO