O ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, participou, na semana passada, da segunda edição dos Seminários Nacionais de Ouvidoria 2023, realizado em Belo Horizonte, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e Ouvidoria Geral da União (OGU), o evento reuniu ouvidores e representantes de ouvidorias de todo o país e teve como tema “Ouvidoria Inteligente, Criativa e Participativa”.

O evento proporcionou, além da troca de experiências, o debate sobre as melhores práticas relacionadas à ouvidoria, abordando assuntos atuais e relevantes no campo da participação cidadã.

Raimundo Dutra destacou a importância da realização de encontros como esse que reúnem representantes de diversas ouvidorias públicas. “Esse encontro foi uma grande oportunidade de trocarmos experiências e colaborarmos uns com os outros, onde podemos também discutir e conhecer melhor a realidade de cada órgão e estado”, afirmou o ouvidor.

Na programação do evento foram realizadas diversas atividades, como painéis e oficinas temáticas, relacionados ao tema Ouvidoria Inteligente, Criativa e Participativa. As atividades estavam relacionadas ao papel das ouvidorias públicas, integridade, comunicação não violenta, governança de serviços em ouvidoria, participação social, linguagem simples, denúncias de assédio sexual e inovação no serviço de ouvidoria.

As trocas de experiências foram destaque no evento. Diversas ouvidorias públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais, mostraram como realizam os seus serviços, apresentando suas práticas no uso do sistema PowerBI, para acompanhamento dos dados e estatísticas, a criação da atendente virtual Bel, o projeto Ouvidoria Móvel como forma de ampliação do acesso do cidadão à Administração Pública, a apresentação dos relatórios trimestrais como mecanismo de governança e auxílio à gestão e as recomendações como meio de melhoria da gestão pública.

“O evento foi uma oportunidade de mostrarmos também o que estamos realizando na OGE-PI, os trabalhos implementados aqui. Assim, foi possível trocarmos experiências que possibilitarão avançarmos para prestarmos um melhor serviço à população”, disse Raimundo Dutra, que também é membro do Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias.