Mulheres da Comunidade Quilombola Campo Alegre, em Jacobina do Piauí, foram beneficiadas com ação do Ônibus Lilás nesta quarta-feira (26). Dentre os serviços oferecidos estão a emissão de RG, aferimento de pressão sanguínea, teste de glicemia, vacinação de crianças, atendimento psicológico, social e jurídico.

A ação foi realizada pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança (SSP) e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasc).

“O Ônibus Lilás faz um trabalho de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher. Nesta semana, estamos na região sul do estado, onde temos quilombos. Dados mostram que a maioria das mulheres que sofrem feminicídio ou grande parte das mazelas sociais, são as mulheres negras. Em decorrência disso, a Sempi está realizando essa ação, trabalhando políticas direcionadas para essas mulheres”, disse a diretora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Sempi, Ana Cleide Nascimento.

Ana Cleide ressaltou a importância de realizar a escuta da população sobre seus anseios e dificuldades, para que essas informações se convertam em políticas públicas, principalmente, para as mulheres.

Participaram das atividades em Jacobina do Piauí nesta quarta, autoridades da administração pública municipal, lideranças sindicais e da comunidade quilombola.