A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM) levou os serviços do Ônibus Lilás para 35 municípios, realizando 10 mil atendimentos durante os meses de agosto a dezembro de 2021.

“Em 2022, as rotas iniciam em fevereiro com o foco no enfrentamento à violência contra a mulher. O ônibus é voltado para as mulheres da comunidade rurais por terem mais dificuldade de acesso às Rede de Atendimento às Mulheres, muitas vezes devido às distancia da zona urbanas. Em 2021, 35 municípios foram contemplados tendo a participação de vários órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Secretária de Saúde, prefeituras mais os serviços públicos locais., assim atendendo mais de 5 mil mulheres em diversas áreas, Neste ano vamos atender mais de 50 municípios o que vai fazer dobrar o número de mulheres atendidas nas ações e nesse período pandêmico é essencial para o enfrentamento à violência doméstica”, ressaltou a Coordenadora de Estado de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa.

Nas rotas do Ônibus Lilás são oferecidos os serviços de assistência jurídica, atendimento psicossocial, informações sobre a Lei Maria da Penha e Rede de Atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, oficina de autonomia econômica, palestras, espaços criança feliz para que as mães possam deixar seus filhos e serem atendidas, atendimento médico e testagens rápidas. Durante a ação são realizadas rodas de conversas para que as mulheres possam estar compartilhando suas experiências ao tempo em que é realizado uma busca ativa e um acolhimento da mulher para que possa ser assistida pelas ações governamentais que vai deste o boletim de ocorrência ao acompanhamento psicossocial da família.

Os Ônibus Lilás são unidades móveis de atendimento individualizados às mulheres que moram nas zonas rurais e as quilombolas, realizando serviços de acolhimento e prevenção à violência doméstica.