Para garantir que a população cumpra o novo decreto (Decreto Nº 19.445, de 26 de janeiro de 2021), vários órgãos irão realizar uma força-tarefa em vários pontos da capital a fim de conscientizar os teresinenses. O aumento do número de leitos e a crescente taxa de transmissibilidade do coronavírus colocou o Comitê de Operações Emergenciais (COE) em alerta.

Durante vários finais de semana, serão realizadas blitz educativas com o intuito de continuar orientando a população sobre os protocolos de segurança, distanciamento social e uso de máscaras. As medidas restritivas do novo decreto já começaram e vão até dia 21 de fevereiro. Ficaram proibidas festas de carnaval e atividades que envolvam aglomerações.

“Queremos fortalecer ações durante o período que o decreto estará em vigor. Vamos começar neste final de semana e outras serão realizadas. É uma ação que envolve Detran, Sesapi, Busca Ativa, Vigilância Sanitária, Secretaria de Segurança e Policia Militar para dizer aos teresinenses que o vírus continua circulando e ainda precisamos de cuidados”, disse Dília Falcão, gerente da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde e coordenadora geral do Programa Busca Ativa.

Ainda segundo a gerente, punições podem eventualmente serem aplicadas durante as blitz. “Vários órgãos estarão juntos, então caberá a cada um deles julgar e aplicar punições que forem necessárias para o momento”, alertou.

O secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, reforçou que a operação visa manter as restrições que foram estabelecidas. “O que vamos fazer é exatamente levar essa conscientização aos cidadãos, nos logradouros, vias e onde há necessidade da colaboração no cumprimento dessas restrições. Nós sabemos o mais importante nesse momento é controlar esses indicadores que não estão favoráveis e o Piauí vai dá sua contribuição”, disse.

Sexta (29.01.20)
Local: Av. dom Severino (sentido Kennedy)
Ponto de Referência: próximo ao Faustino
Horário : 19h