Representantes da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) e da Equatorial Piauí participaram, nessa terça-feira (2), de reunião virtual para buscar uma solução para os problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica, além de outros temas a ele relacionados.

O encontro, iniciativa da Ouvidoria Geral Externa da Defensoria, foi realizado por meio da Plataforma Zoom e contou com a presença da defensora pública geral em exercício, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; do titular da 1ª Defensoria Pública do Consumidor, defensor público Alessandro Andrade Spíndola; do ouvidor-geral externo da Defensoria, Djan Moreira; do gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Piauí, Luiz Carlos Cardoso, além de assistidos pela Defensoria e representantes de movimentos sociais.

Reunião foi realizada na modalidade virtual

Para o defensor público Alessandro Spíndola, a relevância do momento se deu pelo fato de proporcionar um debate amadurecido sobre o assunto. “Avalio como importante, pois desta vez foi dada voz à população, que pode falar diretamente à diretoria da Equatorial, expor suas reclamações e propor soluções, para que a empresa tenha um melhor retrato da realidade de seus problemas e possa, assim, melhorar seus serviços. Isso empodera a população, bem como as lideranças e os movimentos sociais para que possam buscar soluções dos problemas da comunidade, e a Defensoria sempre deve caminhar junto e incentivar a participação popular, para que ações como essa sejam mais frutíferas”, destacou Spíndola.

Luiz Carlos Cardoso, gerente de Relacionamento da Equatorial, também achou a reunião importante. “Avaliamos de forma positiva a audiência pública virtual realizada pela Ouvidoria da Defensoria Pública com as diversas lideranças comunitárias, onde foi possível receber várias contribuições para que possamos avançar no processo de relacionamento com os clientes e melhoria da nossa prestação de serviços. Nesse mesmo fórum, apresentamos os detalhes sobre as ações da Equatorial Piauí frente à contingência gerada a partir do temporal que ocorreu no dia 31 de dezembro de 2020, mas sobretudo foi oportuno para apresentar um resumo dos investimentos, que já somam mais de 800 milhões de reais, realizados nos últimos dois anos com o objetivo de fortalecer o sistema elétrico no estado do Piauí”, destacou o gerente.

O ouvidor Djan Moreira diz que a proposta foi alcançada. “Avalio positiva a reunião. Entendemos que cumprimos o objetivo de realizar o intercâmbio com a sociedade e, nesse caso, dar voz aos assistidos da Defensoria, às lideranças comunitárias e usuários da Equatorial. A empresa foi representada pelos seus diretores e funcionários, que ouviram as manifestações. Foram sugeridos a criação de um comitê zonal entre lideranças e a empresa, criação de um grupo de WhatsApp. Contamos com lideranças de associações de moradores de Teresina, Castelo e Gilbués. Tivemos a felicidade de contar com a presença da nossa defensora pública geral em exercício, Carla Yáscar Belchior; do defensor Alessandro Spindola e da defensora popular Lúcia Araújo”, ressalta Djan.

A defensora pública geral em exercício, Carla Yáscar Belchior, ratifica todos os depoimentos. “Foi um importante momento de troca de informações e de busca por soluções para problemas que são recorrentes relacionados ao fornecimento de energia. Só podemos louvar a iniciativa da Ouvidoria-Geral, assim como agradecer aos representantes da Equatorial pela pronta participação. Essa busca amadurecida por solução é o que esperamos e o que precisamos para que a população, especialmente a parcela assistida pela Defensoria Pública, possa saber que o seu apelo está sendo ouvido e como poderá ser solucionado, resultando em melhoria na qualidade de vida de cada um”, afirma a defensora.