Os professores que atuam no ensino médio e educação profissional, gestores e coordenadores da rede estadual de ensino têm mais uma oportunidade de desenvolver novas habilidades, unindo empreendedorismo e educação. O assunto foi discutido, nessa quarta-feira (03), em reunião entre o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e representantes do Sebrae-PI.

A parceria entre as instituições propõe uma nova modelagem de Itinerário Formativo do Eixo Empreendedorismo, com a oferta de disciplinas e soluções de Educação e Formação Empreendedora e terá como projeto piloto quatro turmas em escolas de Teresina.

O secretário da Educação, Ellen Gera, destacou que a parceria abre espaço para qualificação de professores da rede estadual e irá contribuir para a construção de um novo perfil de estudante.

“Já temos uma linha de trabalho com foco no empreendedorismo entre os órgãos e agora vamos avançar. Discutimos a possibilidade de criar uma escola conceitual com cursos de Administração voltados ao empreendedorismo, olhando para áreas diversas como economia e mercado de trabalho. O nosso intuito é construir dentro da rede estadual de educação uma rede profissional cada vez mais forte e que consiga fazer a ligação entre o nosso estudante e o mundo do trabalho”, afirmou Ellen Gera.

Segundo Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc (Unea), desde 2020, a secretaria e o Sebrae celebram parcerias e no contexto da pandemia foram feitas formações para as equipes gestoras das sedes, assim como para professores. “O objetivo maior é ter um desdobramento no que tange o empreendedorismo para com os nossos alunos. Em 2021, reafirmamos a parceria com dois projetos em que um deles vem a acrescentar a formação dos professores e gestores escolares, resultando no olhar aos itinerários formativos e novos currículos voltados ao empreendedorismo dos alunos”, disse a gestora.

A proposta voltada ao eixo formativo do ensino médio e educação profissional, de acordo com as diretrizes curriculares, oportuniza aos estudantes diversificar e aprofundar os conhecimentos, habilidades e competências empreendedoras. A segunda proposta consiste em disponibilizar o Curso Técnico de Administração para a inclusão no portfólio dos cursos da educação profissional, oportunizando diferentes níveis de conhecimento, habilidades e competências empreendedoras, bem como gerenciais para sua inserção sustentada no mercado de trabalho.

A gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, destaca que a parceria já envolveu uma turma piloto em regime de colaboração com a Undime, com 40 escolas entre a rede municipal e estadual. No projeto, vinte professores da rede estadual que atuam no 8º e 9º anos do ensino fundamental fizeram a formação com a mentoria, incluindo material pedagógico de apoio do Sebrae.

“A ação teve como desdobramento as oficinas de empreendedorismo juvenil, desenvolvidas pelas escolas de forma remota com os seus alunos. Tivemos apoio para as equipes gestoras da Secretaria da Educação, Sebrae e Undime com engajamento, mobilização e, por fim, em 2021 daremos continuidade à culminância do que está sendo desenvolvido pelos nossos estudantes”, declarou Marília Aragão.