O Núcleo de Formação em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi) vai contribuir com a capacitação profissional, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos piauienses a partir da geração e aplicação do conhecimento científico e tecnológico em energias limpas. O núcleo é resultado de uma colaboração entre a Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e as concessionárias da PPP de Energias Limpas (Rio Poti Energia, GM Energia e Energias Sustentáveis do Piauí).

A inauguração do Nufperpi está prevista para a penúltima semana do mês de março. Os cursos e a programação de atividades do Núcleo serão lançados na inauguração, mas até o momento já estão confirmados os cursos de Introdução a Sistemas Fotovoltaicos e o de Sistema de Bombeamento com Energia Solar. Ambos serão na modalidade híbrida, em respeito aos decretos de funcionamento dos órgãos devido à pandemia da Covid-19, e terão aulas teóricas e práticas. Os cursos possuem carga horária de 60 horas e emitirão certificados.

Os laboratórios fazem parte da política de contrapartida social das concessionárias de serviços públicos do Programa de PPP Piauí e os alunos beneficiados comemoram o compromisso do projeto com a transformação de vidas por meio da educação. “Minha expectativa em relação aos laboratórios do Nufperpi é positiva, pois é uma oportunidade de colocarmos em prática todo o conhecimento adquirido durante a formação também ofertada pelo núcleo. Isso é muito satisfatório para mim porque vou desenvolver habilidades a serem implementadas no mercado de trabalho e vamos transformar vidas, que é o propósito desse grande projeto”, destaca Hizadora Lima, estudante de Engenharia Elétrica da Uespi.

O projeto do núcleo prevê salas multiuso para a capacitação profissional a partir de uma estrutura compacta de baixo custo. O laboratório está sendo estruturado com equipamentos modernos e de alta qualidade, que só são encontrados em outros países. Devido à necessidade de aquisição do material no exterior, o início das atividades do núcleo teve que ser adiado e ainda não há data exata para a chegada dos equipamentos por conta do frete internacional, mas previsão é que cheguem na semana do dia 14 de março e assim as aulas comecem ainda no mesmo mês.