As pesquisadoras do curso de Geografia, professora Maria Luzineide Gomes e a aluna Adriana Silva, desenvolvem um trabalho sobre o uso dos GIFs no ensino aprendizagem de Geografia. O projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e será apresentado no XX Simpósio de Pesquisa Científica e no XIX Seminário de Iniciação Científica, eventos simultâneos que acontecem entre os dias 9 e 11 de dezembro.

A professora e orientadora Maria Luzineide Gomes explica que o trabalho busca mostrar as dificuldades e as vantagens inerentes com o trabalho das GIFs em sala de aula. A pesquisa realiza um levantamento das GIFs animadas de cunho pedagógico na área da Geografia; apresenta um banco de dados de GIFs como proposta didática para ser usada em sala de aula, proporcionando uma melhor compreensão dos conteúdos de Geografia e discute o processo de ensino aprendizagem a partir do uso da GIFs na elaboração das aulas teóricas da educação básica /superior.

O GIF é sigla para Graphics Interchange Format, que, em português, significa “formato de intercâmbio de imagens”. Ele segue o princípio dos desenhos animados, os quais são sequencias de imagens que formam o movimento, criando  uma animação  mais curta. Segundo as pesquisadoras, a discussão sobre esse instrumento didático pedagógico, de uso das GIFS no ensino, tem crescido na rede de educação. O recurso é facilitador na compreensão de conteúdo das diversas áreas do saber.

Os GIFS podem ser usados como recursos didáticos para explicação de temas diversos na geografia

“A Geografia é uma disciplina escolar que enriquece o educando nas suas representações sociais e no conhecimento sobre as múltiplas dimensões da realidade social, natural e histórica, levando-o a compreender melhor o mundo e seu processo ininterrupto de transformações. As tecnologias encaminham as instituições para a adoção de uma ‘cultura informática’, que exige reestruturação tanto das teorias educacionais quanto da percepção e ação educativa, como por exemplo a reformulação de programas pedagógicos, a interdisciplinaridade dos conteúdos e a comunicação mais ampla com diferentes instituições em diversas partes do mundo. As imagens nos transportam para uma comunicação que vai além do nosso consciente”, ressalta a professora.

A orientanda e estudante do curso de Geografia, Adriana Silva, acrescenta que o professor também enfrenta desafios em relação a essa nova metodologia, mas ao longo do processo, é vantajoso. “O professor enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem precisa encontrar formas variadas de trabalhar, podendo usar recursos didáticos para preparar, melhorar ou aprimorar suas aulas, e uma maneira interessante está em trabalhar os conteúdos de forma a despertar a criatividade e a criticidade dos alunos utilizando de metodologias e recursos que fujam do parâmetro tradicional. Assim, percebe-se que os recursos didáticos são componentes do ambiente educacional que estimulam e facilitam o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, onde o aluno interage e participa”, pontua a estudante.

XX Simpósio de Pesquisa Científica e o XIX Seminário de Iniciação Científica

Essa pesquisa, assim como de outros eixos temáticos está inscrita nos SPC&SIC, eventos que acontecem entre os dias 9 e 11 de dezembro. Nessa edição, o encontro será virtual, no canal do Youtube da Uespi.

Serão realizadas palestras, apresentações de trabalhos por videoconferências e vídeo-pôsteres, para divulgar a pesquisa realizada pelos alunos e professores, além de receber também pesquisadores de outras instituições em um intercâmbio de ideias científicas das mais diversas áreas.

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