O Observatório de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Núcleo Multidisciplinar e Interinstitucional da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Piauí (Prop/Uespi) lança o livro Observa Covid pela EdUespi.

A obra traz artigos escritos por professores da Uespi, com intuito de mapear, diagnosticar, refletir e propor possíveis soluções na árdua tarefa de enfrentamento à Covid-19.

Os capítulos abordam questões como a preocupante queda do isolamento social no Piauí; hidroxicloroquina e seu uso no combate à Covid-19: um exercício reflexivo; os impactos da pandemia da Covid-19 no ensino superior público – Uespi; soluções de tecnologia da informação e comunicação para apoiar as estratégias de enfrentamento à pandemia; as atividades econômicas da PMes em tempos de pandemia: políticas públicas adotadas para apoiar o empresário; a interiorização da Covid-19 no estado do Piauí; a dexametasona e a Covid-19; crescimento e incidência da Covid-19 em municípios do território de desenvolvimento planície litorânea, Piauí: Parnaíba, Luís Correria e Buriti dos Lopes.

Além disso, destaca temas como: a distribuição espacial dos casos e óbitos por Covid-19 nos três meses após o início da pandemia no estado; processo de aprendizagem na terceira idade; a pandemia e as empresas no estado do Piauí: impactos econômicos e a visão do empresário diante da crise.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uespi, Ailma do Nascimento, informa que este é o primeiro livro, mas as pesquisas continuarão para serem compartilhadas outras discussões. “A obra é relevante não só por publicizar as pesquisas, reflexões, discussões sobre o impacto da pandemia na área da saúde, mas também nas demais áreas”, disse Nascimento.

O coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC), Vinícius Oliveira, é o escritor do capítulo sobre “A interiorização do Covid-19 no Estado do Piauí”, além de um dos autores do artigo “A distribuição espacial dos casos de Covid-19 nos três primeiros meses”. Segundo ele, compreende-se que, em função da rapidez associada ao processo de espalhamento da Covid-19, analisar rotas potenciais e a dinâmica relacional entre os municípios torna-se fundamental para tomada de decisão por parte das autoridades de saúde pública.

“Os dois artigos fazem uma análise espacial do risco de disseminação da Covid-19 dentro do estado do Piauí, levando em conta vias de transportes terrestres e considerando a influência de municípios vizinhos. Assim, consideramos que a importação de casos por meio da malha terrestre deve seguir tendo papel importante no futuro próximo nas regiões interligadas pelas principais rodovias federais e estaduais do Piauí. No entanto, com as medidas de restrição de deslocamento, bem como, considerando um potencial aumento de controle sanitário da população, o número de casos importados nas mais diversas regiões observou uma tendência de queda, até o período eleitoral e recesso de fim de ano, que terminou por imprimir uma nova onda da doença”, ressalta o pesquisador.

Editora

O e-book pode ser baixado no site da Editora da Uespi gratuitamente. Segundo o diretor da EdUespi, Marcelo de Sousa Neto, a editora publica livros de qualquer área do conhecimento, não somente produzidos pela comunidade acadêmica, mas também produzidos por toda a comunidade em geral. No entanto, as obras precisam ser aprovadas em seu mérito acadêmico, literário ou cultural pelo Conselho Editorial da Uespi.

“O distanciamento social imposto pela Covid-19 representou um desafio para EdUespi, que precisou se reinventar como uma editora digital, focando seus esforços em publicação de e-books que, por outro lado, permitiu maior agilidade no processo de publicação e ampliou o alcance das obras, acessíveis gratuitamente pelo site da editora. A criação da editora veio oferecer uma forma ágil e efetiva de divulgação das produções realizadas pela Uespi, permitindo uma maior visibilidade das pesquisas realizadas por nossos técnicos, estudantes, professores e pesquisadores, ajudando a divulgar e fomentar novas produções no interior da universidade”, disse Marcelo.

Confira mais detalhes da editora no podcast gravado com o professor Marcelo de Sousa Neto