De acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), foram abertas 5.048 empresas até novembro de 2020. O número representa um saldo positivo de 55% quando comparado com a baixa de 2.236 empresas, no mesmo período, no estado. Cabe ressaltar que esses números não incluem o microempreendedor individual do Portal do Empreendedor e as empresas registradas no cartório da pessoa jurídica.

Abertura de empresas mensal até novembro de 2020.

A presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto, considera positiva a formalização de novos negócios. “Os números apontam a recuperação da economia e o otimismo do nosso empresariado. A incerteza provocada pela pandemia só atrasou a formalização dos negócios tanto que a partir de maio a Jucepi registrou crescimento mês a mês na abertura de empresas, com exceção de novembro que historicamente registra queda nessa época do ano”, explica a gestora.

Presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

O Piauí acumula 231.106 empresas ativas, sendo a maioria enquadrada como microempresa (98.550), microempreendedor individual (95.170), empresa de pequeno porte (6.155) e demais (31.231), isto é, empresas não enquadradas em nenhum regime especial de tributação.

Quantidade de empresas ativas no Piauí.

Segundo o levantamento da Jucepi, as atividades econômicas que mais registraram empresas foram: comércio, saúde, atividades profissionais, construção, alojamento e alimentação. Os municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Uruçuí são os que mais acumulam empresas abertas no ano.

Principais atividades econômicas abertas até novembro de 2020.

Ranking dos municípios até novembro de 2020.