O estado do Piauí registrou um decréscimo no número de óbitos por Covid-19, segundo levantamento do Consórcio Nacional de Imprensa. A queda nas mortes pela doença nas últimas duas semanas foi de 54%.

“O Piauí foi destaque nacionalmente como o estado que mais teve redução nos óbitos por Covid-19 em todo o país. Isso é resultado de muito esforço do Governo do Estado para acelerar a vacinação. Já são quase 400 mil piauienses completamente imunizados contra a doença. Mas devemos ainda manter os cuidados para podermos vencer esta guerra contra o vírus”, destaca o secretário de Estado da Saúde Florentino Neto.

A média de morte diária, segundo o Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem apresentando uma tendência de queda de -46%. O estado vem registrando oito óbitos por dia e 512 casos, que também está com tendência de queda de -34%. Os dados do painel levam em conta os números dos últimos sete dias.

“Essa queda, da média diária de óbitos, é reflexo da vacinação e das medidas de isolamento adotadas nos decretos, que foram essenciais para evitar a disseminação do vírus no Piauí. Porém, não é o momento de baixar a guarda, pois infelizmente ainda estamos em situação de alerta”, lembra a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

O quantitativo de amostras recebidas pelo Lacen para a realização do exame de RT/PCR também apresentou uma queda. No mês de abril era feita, diariamente, uma média de 1.303 testes, em maio passou para 1.260 e em junho e inicio de julho a média diária é de 647 testes.

“O Lacen, no último mês, observou uma diminuição no número de amostras enviadas pelos municípios para análise, em comparação aos dois meses anteriores. Entretanto temos que alertar à população que, queda do movimento, não reflete, necessariamente, a da positividade, que ainda está alta, mesmo com a diminuição do número de casos”, lembra a diretora do Lacen, Walterlene de Carvalho.

O estado vem avançando na vacinação. No total, 1.098.459 piauienses vacinados com a primeira dose e 378.969 completamente imunizados contra a Covid-19, seja porque tomou as duas doses ou porque recebeu o imunizante que só necessita de uma aplicação para completar o esquema vacinal.