O Piauí é o terceiro estado do Nordeste com melhor nota no Ideb 2019 no Ensino Médio. É o que apontam os dados divulgados, nessa terça-feira (15), pelo Ministério da Educação (MEC). Considerando as escolas públicas, o estado teve média 3.7 no Ensino Médio, ficando atrás apenas de Pernambuco, 4.4, e Ceará, 4.2, respectivamente.

Segundo o Ideb 2019, o crescimento da rede pública estadual do Piauí é o maior registrado desde que o indicador foi criado, em 2005. Com uma expansão de 0,4 pontos, ou seja, crescimento de 12% em relação a 2017, o Ensino Médio da rede estadual, que representa 461 escolas e aproximadamente 95 mil estudantes, atingiu 3.7 pontos, em 2019, subindo da décima sexta posição para a décima quarta colocada no país.

 

“No geral, os estados tiveram resultados positivos no Ensino Médio, mas apenas oito mudaram de posição no ranking e o Piauí foi um deles. Esse resultado comprova nosso histórico de crescimento contínuo, somos o estado com terceiro maior crescimento em qualidade de educação do Brasil. Saímos de 2.3, em 2005, para 3.7, em 2019, uma evolução de 62%”, avalia o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

Secretário Ellen Gera

De acordo com o resultado, o Piauí também cresceu no que diz respeito ao desempenho dos estudantes.  De 2017 para 2019, a aprendizagem cresceu 10 pontos em Matemática e 15 pontos em Língua Portuguesa.

“Nós aceleramos o crescimento durante o ciclo de 2019, ou seja, os estudantes tiveram um melhor aproveitamento durante o ano. O resultado do Saeb mostrou uma excelente evolução na aprendizagem das disciplinas de Português e Matemática. Melhoramos também nosso indicador de rendimento (aprovação) e tivemos bons resultados no índice de abandono e, por isso, conseguimos avançar no Ideb. Isso é reflexo de um trabalho feito em equipe com a participação de professores, diretores, coordenadores pedagógicos, gerentes de GRE e toda a equipe técnica da Seduc”, comentou o secretário.

Pro Educação

O governador Wellington Dias comemorou o sucesso alcançado pela rede estadual de educação e destacou a importância da participação da família, o empenho dos professores e a dedicação dos estudantes neste processo.

“Recebemos com alegria esse resultado que é muito bom no ponto de vista de crescimento. Crescemos em todas as etapas de ensino, as escolas fizeram um bom trabalho e estão de parabéns. Esse, sem dúvida,  é o resultado do trabalho de uma rede que está focada na aprendizagem dos nossos estudantes, desde os técnicos da Secretaria da Educação até o professor na sala de aula. Quando olhamos os outros estados, podemos ver que o Piauí  é um dos que mais cresceu nessa década em aprendizagem. Isso mostra que algo diferente está sendo feito aqui e que estamos na direção certa”, disse Wellington.

Para o ensino continuar crescendo, a Secretaria de Estado da Educação contará com as ações do  Pro Educação. Por meio do programa, o Governo do Estado irá investir R$ 1,6 bilhão, recursos oriundos do precatório do Fundef que irão contemplar programas pedagógicos e formação dos profissionais em educação; construção, recuperação e modernização da infraestrutura das escolas; além de programas de fortalecimento e valorização da gestão escolar.

“Queremos ser uma rede completa na área da educação, em todos os níveis, com um plano de trazer os jovens e adultos para a escola, investir na qualificação de pessoas com cursos profissionalizantes, investir em programas de combate à evasão escolar, aumento da aprendizagem, fortalecimento da gestão. Por isso, iremos investir na modernização das escolas e iremos equipá-las com tudo o que elas precisam”, explicou Dias.

O Pro Educação tem como meta alfabetizar 200 mil jovens e adultos, profissionalizar 150 mil piauienses, melhorar a infraestrutura de mais de 600 escolas  e gerar cerca de 7 mil empregos a partir das atividades previstas no plano.

“Não é só um programa de obras, é um programa de educação que vai mudar a vida das pessoas e do estado. Estamos falando de uma mudança completa na rede estadual de ensino. Vamos fazer história e colocar o Piauí entre os 10 melhores estados em educação do Brasil”, finalizou o governador.