O Piauí está entre os três estados com os melhores desempenhos da vacinação contra a Covid-19, nos últimos sete dias, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na segunda-feira (29).

“O desempenho do nosso estado e o avanço na vacinação se deve a todo esforço que os municípios estão fazendo, para imunizar a população de forma célere e eficiente. A Sesapi também está trabalhando incansavelmente para que, assim que as doses cheguem em nosso estado, possam ser entregues o mais breve possível às regionais de saúde, possibilitando que mesmas repassem aos municípios”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Na lista divulgada pela revista Veja, o Piauí ficou em segundo lugar, atrás apenas do estado do Pará. A vacinação dos piauienses na última semana passou de 133.814 vacinados para 217.989, um aumento de 63%. Em terceiro lugar ficou o estado do Paraná.

“É de suma importância para a população do Piauí esta aceleração na vacinação. Por isso pedimos que os nossos gestores municipais vacinem sua população e realizem o cadastro no sistema do Ministério da Saúde e da Sesapi, possibilitando mais transparência das ações”, lembra o superintendente da Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

Para ajudar os municípios piauienses nesse processo de vacinação, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, estará repassando aos gestores municipais uma ajuda financeira para reforçar a estrutura técnica. “Será um reforço de dois milhões de reais que possibilitará aos municípios melhorar a internet, suporte técnico e outras demandas que necessitam para poder realizar todo esse processo”, lembra o secretário.

O Piauí já recebeu 461.980 doses das vacinas do Instituto Butantan e da Oxford/AstraZeneca. Até esta quarta-feira (31), o estado já vacinou 289.017 pessoas contra a Covid-19, segundo dados do Vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Foram imunizados com a primeira dose 239.147 e com a segunda dose 49.870 piauienses.