A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Piauí Fomento) liberou cerca de R$ 830 mil em crédito para microempreendedores urbanos e produtores rurais de nove municípios do Piauí. As cidades contempladas foram São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti, Coronel José Dias, Bonfim do Piauí, João Costa, Brejo do Piauí, São Lourenço e Jurema.

Ao todo, 48 microempreendedores urbanos das áreas do turismo e de serviço e produtores rurais dos setores de suinocultura, apicultura, produção de melancia e ovinocultura foram beneficiados com os recursos liberados.

“Foi uma viagem importante para termos contato direto com os empreendedores, além de participarmos de eventos de destaque nas localidades, como o 4° Seminário de Apicultura em São Raimundo Nonato. No município, nós liberamos cerca de R$ 350 mil para apicultores do Território da Serra da Capivara. É a Piauí Fomento ampliando a atuação e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, gerando emprego e renda para as famílias”, disse o diretor-presidente, Feliphe Araújo, que participou das solenidades de liberação de crédito nos municípios.

João Aparecido, presidente da Cooperativa Mel do Sertão, agradece a oportunidade e os recursos disponíveis para a cidade de São Raimundo Nonato e região. “É muito importante para nós, e principalmente da cooperativa, essa liberação de recursos que irá impactar diretamente no aumento de produção e de renda para os apicultores”, afirma o produtor.

A gerente de Operações da Piauí Fomento, Ticiana Silva, é responsável pelo crédito rural e destaca que tem crescido bastante a procura por financiamento das atividades produtivas. “Temos percorrido diversos municípios do Piauí e observamos um grande interesse de empreendedores rurais e urbanos pelo financiamento de seus negócios. Seguimos trabalhando por mais desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, disse a gestora.

O prefeito de São João do Piauí, Ednei Amorin, comemora os R$ 350 mil liberados para o município e região. “Muito necessária essa parceria com a Piauí Fomento. De 2021 para cá, os recursos da agência de fomento já contribuiu para a produção de 10 mil colmeias no setor de apicultura. Sem dúvida alguma, essa parceria potencializou o desenvolvimento desse negócio em São João do Piauí e só tenho a agradecer por essa união com o município, liberando quase R$ 350 mil para os nossos produtores rurais”, declara o gestor.