Na próxima semana, a agência de desenvolvimento Piauí Fomento estará mais uma vez em São João do Piauí, localizada no sul do estado. Dessa vez, é para liberar créditos de R$ 145 mil a 20 jovens recém-formados em escolas técnicas e selecionados por meio do projeto Agro Jovem, numa parceria com a prefeitura local.

No mês passado, a agência financeira assinou o termo de cooperação com o executivo municipal para viabilizar crédito facilitado e incentivar o empreendedorismo da região, destacando-se a agricultura familiar. “Recentemente, liberamos cerca de R$ 500 mil a apicultores de São João do Piauí e agora vamos liberar mais R$ 145 mil para financiar o plantio de tomates a esses jovens e incentivar a sua permanência no campo, a sua inserção ao empreendedorismo, garantindo-lhes renda”, justifica Luiz Carlos Everton de Farias, presidente da Piauí Fomento.

A área que vai abrigar o pomar, e que está sendo preparada pela prefeitura, mede quatro hectares. O ciclo é de 90 dias e a expectativa é de que sejam colhidas 200 toneladas daqui a três meses. Os jovens agricultores vão receber o crédito no valor de R$ 6,6 mil, cada.

“A gente quer mostrar que é viável, que ele pode ser o próprio patrão dele, gerar a própria renda, ser independente. É o nosso foco maior”, afirma o prefeito de São João do Piauí, Ednei Amorim. Como suporte ao projeto, os jovens receberão capacitação nas áreas de manejo, plantio, comercialização e empreendedorismo.

“O financiamento ao cultivo de tomates como incentivo a esses jovens é mais um resultado positivo da parceria que firmamos com o município de São João do Piauí”, finaliza Luiz Carlos.

O crédito integra a política pública estadual do Governo do Piauí de fomento à economia piauiense e atende negócios das mais distintas áreas de atuação como comércio, serviços, indústria, cultura, agricultura familiar, turismo, economia solidária, dentre outros.