O Sistema Integrado de Administração de Pessoas (Siape), idealizado pela Secretaria de Administração e Previdência (SeadPrev) e a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), está servindo de modelo para outros estados. A plataforma, completamente implantada no Piauí, está em fase de finalização no Distrito Federal, com a avaliação de desempenho, e segue em instalação no Governo do Ceará. Em reunião, nesta segunda-feira (19), a equipe técnica piauiense compartilhou sua expertise na logística de implantação do sistema.

“O Siape – Folha, desenvolvido no Piauí, é um sistema moderno que, além de gerar a folha de pagamento do Estado do Piauí, armazena dados sobre os servidores e colaboradores da nossa instituição, como qualificação profissional, cursos, mestrados, especializações. É um sistema de Gestão de Pessoas muito mais completo”, destaca o superintendente de Gestão de Pessoas da SeadPrev, João Rodrigues.

O sistema é desenvolvido pela ATI e Controladoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a empresa Vobys, responsável pela criação do software.

“Já temos o acordo de cooperação firmado entre os governos do Piauí e Ceará e agora demos início às tratativas de transferência de tecnologia e sessão do código fonte do Siape, além de delinearmos os seus respectivos objetivos”, explicou o diretor-técnico da ATI, Luciano Aguiar.

O Siape já opera em todos os órgãos da administração pública e todos os servidores, bem como inativos e pensionistas estão inclusos na plataforma.

Participaram também da reunião gestores da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG).