O Estado do Piauí, seguindo orientações do Ministério da Saúde, inicia, nesta semana, a vacinação de idosos acima de 90 anos de idade. No total, 12.132 pessoas serão beneficiadas nesta etapa.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou a entrega dos imunizantes às regionais de saúde, nesta segunda-feira (8), que distribuirão aos municípios, para que os mesmos possam fazer a vacinação.

“Iniciamos esta semana ampliando o grupo prioritário. Recebemos vacinas, do Ministério da Saúde, para vacinar 100% do grupo acima de 90 anos”, destaca o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Para ter acesso ao imunizante, o grupo de cada etapa deve procurar a secretaria de Saúde do seu município e se informar dos locais, horários e dias em que estão sendo feita a vacinação. “No caso de idosos acamados, é necessário que o mesmo esteja registrado nas planilhas de execução do Programa de Saúde da Família. Caso não esteja, o responsável deve procurar uma UBS para solicitar a vacinação”, lembra o superintendente.

As 36.600 vacinas CoronaVac, da Sinovac/Butantan, recebidas na última remessa também contemplará 6% do grupo de profissionais da saúde, conseguindo, assim, atingir a margem de 73% do grupo vacinado. A vacinação deste grupo também fica a cargo das Secretarias Municipais de Saúde.

“Precisamos fazer uma distinção entre o grupo da saúde: trabalhadores de saúde são aqueles que fazem parte das unidades de saúde, como médicos, enfermeiros, motoristas de ambulância, dentre outros, e é um público que tem contato com pacientes doentes. Aqui no Piauí temos, aproximadamente, 80 mil profissionais neste grupo e as vacinas foram destinadas para os mesmos. Já os profissionais de saúde são aqueles que estão inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde”, explica Herlon Guimarães.