O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, acompanhou, nesta terça-feira (9), o início da campanha de imunização contra a Covid-19 no Piauí, para idosos com mais de 90 anos. Ao todo, serão beneficiadas 12.132 pessoas dessa faixa etária.

A abertura da vacinação desse público ocorreu em Teresina, onde a vacinação é realizada no sistema de drive-thru. O gestor esteve presente no Centro Universitário Santo Agostinho, zona sul da capital, um dos quatro pontos espalhados pela cidade. “Nosso grande objetivo é fazer a vacina chegar para aquelas pessoas que mais precisam. Hoje iniciamos a vacinação das pessoas com 90 anos ou mais”, destaca Florentino Neto.

Para imunizar os idosos acima de 90 anos, o Piauí recebeu, no domingo (7), um total de 36.600 doses da vacina CoronaVac, da Sinovac/Butantan. A remessa também contempla 6% dos profissionais da saúde, conseguindo, assim, atingir a margem de 73% desse público vacinado.

A vacinação dos idosos e profissionais da saúde fica a cargo de cada município, que recebeu o quantitativo, especificado pelo Ministério da Saúde, de acordo com a sua população de cada grupo. “A cada momento, em que a vacina chegar, a Sesapi irá divulgar o público que será atendido e, dessa forma, vamos passo a passo realizando a mobilização da população piauiense”, lembra o gestor.

No Piauí, 47.211 pessoas já receberam a primeira dose dos imunizantes. Para a vacinação da segunda dose, dos contemplados nas duas primeiras remessas da vacina CoronaVac, a Secretaria de Estado da Saúde já enviou as doses aos municípios, que devem iniciar a vacinação após 28 dias da primeira dose, como ficou estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela Comissão Intergestora Bipartite da Sesapi.

“A Sesapi tem todo um planejamento logístico para assegurar a segunda dose da vacina para a nossa população, que já recebeu a primeira dose do imunizante. Iniciamos o transporte dessas com as doses do último lote que recebemos no domingo e, assim, começamos a imunização completa de parte da nossa população”, explica o secretário Florentino Neto.