O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera Moura, representou o Piauí no Simpósio Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) de Ensino Híbrido na Educação Básica. O evento aconteceu nesta quarta-feira (29), nos canais da associação no Youtube e Facebook.

A discussão abordou a questão da  migração abrupta das escolas para o ensino remoto emergencial, que  trouxe à tona uma série de desafios. O ensino híbrido será parte da resposta necessária, tanto no retorno das atividades presenciais, quanto na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente para o Novo Ensino Médio.

Na oportunidade, o secretário explicou que o Piauí ao longo dos anos já vinha implementando a educação via mediação tecnológica e toda essa experiência foi de suma importância para garantir que a educação não parasse em tempos de isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

“No Piauí, a tecnologia já era ferramenta no ambiente educacional. O estado conta com o Canal Educação, uma plataforma com seis estúdios para a produção de aulas e 900 kit de mediação espalhados por unidades escolares em todo o estado. Aos longos dos anos foi possível,  via mediação tecnológica, levar ensino superior para 162 municípios, ofertar ensino profissionalizante concomitante para todas as cidades, além de já ofertamos preparatórios para o Enem  e revisões”, disse o secretário.

O webinário abordou as estratégias, limites e desafios para a adoção do ensino híbrido nas escolas numa situação de retorno das aulas. Na ocasião, o secretário explicou que a Seduc está concluindo os protocolos sanitários e pedagógicos para possível retomada de forma híbrida.

“A escola é um ambiente de aglomeração por natureza e precisamos de condições sanitárias para que o aluno possa novamente ir para o chão da escola. Estamos finalizando os protocolos sanitário e pedagógico, em seguida  levaremos à consulta pública. O modelo híbrido de educação é a proposta, faremos rodízio para que todos os alunos possam ter  acesso às atividades presenciais, plataformas on-line, aplicativos e dessa forma devemos seguir rumo à conclusão do período letivo”, concluiu.

O webnário contou com a participação do secretário de educação do Piauí, Ellen Gera; Luciano Sathler Rosa Guimarães (moderador e curador da série), membro do Comitê de Educação Básica da Abed e reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix; e  Maurício Fernandes Pereira, que atualmente é secretário de Educação do Município de Florianópolis, diretor Financeiro da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) de Santa Catarina e secretário de Coordenação Técnica da Undime Nacional.