O Piauí encerrou a 34ª semana epidemiológica com 106 óbitos por Covid-19, o menor número em dez semanas. A última vez que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) registrou a menor quantidade de mortes pelo novo coronavírus foi na 23ª semana, com 78 pessoas vitimadas. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Sesapi.

É importante ressaltar que a redução dos óbitos ocorre mesmo com a flexibilização do isolamento social. No início de julho, o Governo do Piauí autorizou, de forma gradual, o retorno das atividades econômicas. Mesmo assim, não houve uma explosão de novos casos ou óbitos de Covid-19, como aconteceu na maior parte dos estados e cidades brasileiras que reabriram os setores antecipadamente.

O governador Wellington Dias comemora o resultado, mas diz que a população deve ficar alerta. “Estamos tendo uma reabertura, mas não é um ‘abriu geral’. A população deve manter os cuidados, como uso de máscara, limpeza das mãos e distanciamento social. Nosso objetivo é salvar vidas”, afirma o gestor.

Os setores da indústria, comércio e serviços já voltaram na maioria das cidades piauienses, mas os protocolos sendo obedecidos pelas empresas e população, e com fiscalização rigorosa do Estado e dos municípios, têm contribuído para o controle da pandemia.

Além disso, a Secretaria da Saúde continua fazendo o monitoramento da doença, fazendo com que o Piauí se tornasse o terceiro estado brasileiro que mais realizou testes da população, segundo o IBGE. Mais de 10% dos piauienses já foram testados para saber se tiveram contato com o vírus Sars-Cov-2.
Além de ser o que mais testa no Nordeste, o Piauí é o estado com menor número de óbitos. Até o momento, 1.714 pessoas foram vítimas fatais da Covid no estado. Em todo o Nordeste, foram 33.739 mortes.