Um estudo realizado pelas plataformas Melhor Plano e Minha Conexão, do grupo Méliuz, revelou que entre as 27 unidades da Federação do Brasil, o Piauí ficou em primeiro lugar na rapidez da conexão à internet, com uma velocidade média de 88,4 Mbps. É bem acima da média do país, de 55 Mbps.

Parte destes bons resultados se dá por iniciativas que promovem a inclusão digital da população. É o caso da PPP Piauí Conectado, uma parceria com o Governo do Piauí, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc) e da Agência de Tecnologia e Informação do Piauí (ATI), que está modernizando o estado com a implantação de uma rede de fibra óptica de alta qualidade.

O levantamento analisou mais de 15 milhões de testes de velocidade, entre janeiro e junho de 2021. Os testes feitos por celular ou tablet não foram considerados. Depois do Piauí, os estados com internet mais rápida são Amapá, com 70,88 Mbps, e Goiás, com 69,3 Mbps. Os últimos colocados foram Sergipe (29,6) e Alagoas (34,76).

Entre as capitais, Teresina lidera o ranking entre as capitais brasileiras, com 103,5 Mbps. Na outra ponta, Aracaju, com 39,4. Entre as regiões, a Centro-Oeste foi a mais bem colocada no ranking, seguida pelo Sudeste.

Para o diretor presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, o Estado está prestes a se tornar um dos mais conectados do Brasil. “O projeto Piauí Conectado é um grande case de sucesso, que vem servindo de modelo para outros estados e segue avançando a cada dia. Até 2022, todos os 224 municípios piauienses contarão com internet de fibra óptica com alta velocidade e capacidade de transmissão de dados”, revela.

Somente no último mês de agosto, a internet da Piauí Conectado já chegou em mais 14 municípios. Até o momento, são cerca de 150 municípios contemplados pela PPP com a estrutura de conexão em órgãos do Governo do Estado, como escolas, hospitais e delegacias. Além disso, o projeto prevê a instalação de pontos de WI-FI gratuitos em praças e outros espaços públicos em todas as regiões do Piauí.

5G

A quinta geração da telefonia móvel no Brasil, cujo leilão aconteceu nessa quinta-feira, dia 04, vai chegar ao Piauí em 2022. O Estado está prestes a se tornar um dos mais preparados para a chegada do 5G, uma vez que a PPP Piauí Conectado está construindo uma rede de fibra óptica com 11 mil km, que vai atender 100% dos municípios piauienses.

A rede está sendo construída não só para suportar os requerimentos necessários para o 5G, mas eventualmente, qualquer outro serviço ou demanda que possa surgir relacionada, por exemplo, ao movimento de transformação digital, movimento de aplicação em nuvem, dentre outras ações.

“As operadoras, de uma maneira geral, precisam do cabo de fibra óptica, que vai ser muito útil neste contexto, ao interligar as antenas de telecomunicação das operadoras. O número de antenas vai quadruplicar, portanto será preciso também fomentar essas conexões das antenas por meio da fibra óptica”, explica Leonardo Chagas, diretor de Operação da Piauí Conectado.

Leonardo acrescenta ainda que a fibra óptica, diferente da internet via rádio, passa uma quantidade ilimitada de dados. “A infraestrutura de rede de fibra óptica que está se expandindo por todo o Piauí, através da PPP Piauí Conectado, é fundamental para que o Piauí saia na frente em relação aos demais estados brasileiros na utilização do 5G”, afirma o diretor de Operação