A Polícia Militar do Piauí, dando continuidade às ações de prevenção à proliferação do Covid-19, está fazendo barreiras sanitárias nas divisas com estados vizinhos, em ação conjunta aos órgãos de saúde e vigilância sanitária, para garantir o cumprimento dos decretos em vigor. O policiamento nas áreas urbanas da capital e do interior, bem como dos povoados, também foram reforçados, com ações de orientação sobre o novo coronavírus e fiscalização.

Os resultados do trabalho integrado podem ser observados no levantamento divulgado pelo site poder360.com, a partir de dados de geolocalização referentes ao dia 3 de abril, que apontam que o Piauí é o 5º Estado brasileiro com maior nível de cumprimento do isolamento social, e o segundo do Nordeste, empatado com Pernambuco.

A Coordenadoria Geral de Operações, em Teresina, por meio dos Comandos de Policiamento Metropolitano I e II, promoveu Operações Planejadas realizadas pelas diversas unidades, com fiscalização do cumprimento dos Decretos Municipal e Estadual, em ações isoladas ou em conjunto com órgãos da Prefeitura Municipal de Teresina. O Comando de Policiamento Especializado pôs em prática a Operação CPE nas ruas, com abordagens em diferentes regiões da cidade e dando apoio às Unidades convencionais de área.

Houve notificação e fechamento de estabelecimentos (comércios, lojas de peças, de materiais de construção, oficinas de lanternagens, bares, restaurantes); contenção de aglomeração de pessoas; orientações quanto à distância de segurança necessária entre os populares que aguardavam a distribuição de alimentos realizada pela Prefeitura, bem como nas filas em frente às agências bancárias; e lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrências. De acordo com o Relatório de Estatísticas de Ocorrências do SYSPM, no período de 3 a 6 de abril, 1.199 ocorrências foram atendidas pela PM na região metropolitana de Teresina.

No interior, os Comandos de Policiamento do Litoral Meio Norte, dos Cerrados e do Semiárido, por meio de suas unidades e subunidades, intensificaram as ações preventivas, com barreiras sanitárias nas divisas com os Estados do Ceará e da Bahia, bem como apoio à Vigilância Sanitária e Equipes de Saúde Municipais em abordagens a ônibus para controle de tráfego de pessoas. A finalidade é verificar todos os transeuntes que adentram o Estado e que, após passarem pela triagem, tenham o Piauí como destino final, para que sejam notificados e acompanhados para o cumprimento do período de quarentena.

Em todo o Piauí, estima-se que mais de 1.000 pessoas foram abordadas durante as operações policiais, enquanto transitavam em carros, veículos, bicicletas e transportes coletivos, e outras 420 receberam orientações enquanto estavam presentes em estabelecimentos comerciais abordados pelas guarnições. Cerca de 520 estabelecimentos foram notificados e fechados, mais de 250 veículos foram abordados e 24 TCOs foram lavrados, sendo 11 deles em desfavor de bares abertos irregularmente.

PMs fecham comércio por conta do coronavírus