A Polícia Militar do Piauí realizou, nesta sexta-feira (21) uma solenidade alusiva ao Dia de Tiradentes. Na ocasião ocorreu a entrega do “Espadim Tiradentes” aos alunos do 1º ano do curso de formação de oficiais da PM-PI. Agora os cadetes poderão utilizar a arma simbólica em atos solenes

No evento, realizado no Quartel do Comando Geral da PM-PI, também foi realizada a entrega de Medalhas do Mérito Operacional aos policiais que mais se destacaram no serviço operacional e tempo de serviço, além de quatro viaturas e duas motocicletas para reforçar o policiamento em Parnaíba, Fronteiras, Simplício Mendes e Teresina. Durante a oportunidade, o Comandante Geral da PM-PI, Coronel Scheiwann Lopes, anunciou melhorias que serão implantadas ainda neste ano na corporação.

“A Polícia Militar, hoje, celebra a recepção aos cadetes que receberam o espadim Tiradentes, arma e símbolo do aluno do curso de formação de oficiais, agora oficialmente da Polícia Militar. Em ato contínuo, premiamos aqueles que se destacaram com a medalha do mérito operacional e também a medalha por tempo de serviço. E premiamos ainda aquelas unidades que mais se destacaram, com viaturas e motocicletas”, destacou o Comandante Geral da PM-PI, Coronel Scheiwann Lopes.

Ainda durante o evento, que contou com a presença dos familiares dos cadetes e várias autoridades do estado, o Vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, comemorou que até julho deste ano mais de mil policiais serão convocados para compor o quadro da Polícia Militar do Piauí. “Hoje se comemora no Brasil o Dia de Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil. E aqui no nosso Estado, o Governador Rafael está dando uma maior estrutura para a nossa polícia. Até julho deste ano mais de mil novos soldados vão integrar a Polícia Militar do Piauí. Isso significa mais segurança para o nosso Estado”, ressaltou o vice-governador.

Na ocasião, o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, parabenizou os oficiais em formação e agradeceu a Polícia Militar pelos relevantes serviços prestados no Piauí. “Quero parabenizar a todos os oficiais que hoje estão se formando. Nós estamos aqui abraçando esses novos oficiais e mostrando o quanto a sociedade é grata e tem carinho pela Polícia Militar do Estado do Piauí”, afirmou.

Estiveram também presentes na solenidade o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo Almeida; e o secretário de Estado da Justiça, Coronel Carlos Augusto, dentre outros.

Polícia Militar celebra o Dia do Tiradentes e realiza entrega de Espadins aos Oficiais em formação