Comandantes de batalhões da Polícia Militar da capital e do interior estiveram reunidos por videoconferência, na manhã desta sexta-feira (3), para tratar sobre os novos procedimentos a serem adotados no combate à Covid-19, através da Operação Barreira Sanitária. A ação tem início ainda nesta sexta, em Teresina, com barreiras realizadas em parceria com a Vigilância Sanitária e Guarda Municipal. As barreiras do interior terão início na segunda-feira (6), com reforço das unidades de policiamento especializado de trânsito, Secretaria de Saúde e Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

Na reunião, o comandante geral da PM-PI, coronel Lindomar Castilho, falou sobre a importância da atuação e discernimento nas ações de combate ao novo coronavírus, diante dessa situação atípica e que está comprometendo o direito de ir e vir em razão dessa pandemia que atinge o mundo. “Para o bem de todos e preservação da vida, é necessário fazer cumprir os decretos do Estado e dos Municípios que estão em vigor”. O comandante também ressaltou a atitude dos policiais do Grupamento de Polícia Militar de Joaquim Pires que fecharam uma loja após resistência do gerente, que foi conduzido para adoção dos procedimentos cabíveis.

Castilho destacou as orientações que devem ser repassadas para os policiais militares que compõem os batalhões e unidades, de promoverem a ordem nas ruas, assim como direcionar as pessoas a manterem distância nos supermercados e bancos, a fim de evitar aglomeração. Ele também falou das operações que estão sendo realizadas na capital com averiguações e policiamento em todas as áreas, assim como nos municípios do interior, onde é importante manter a integração com os órgãos de saúde, bem como serão reforçadas as barreiras sanitárias e adotadas estratégias para reforço policial. Para finalizar, abordou sobre os cuidados disponibilizados para os policiais militares que estão expostos nas ruas, ressaltando que, qualquer um que apresentar sintomas, irá receber assistência necessária.

Em seguida, o subcomandante geral da PM, coronel Sousa Filho, lembrou da reunião para tratar sobre as barreiras sanitárias que ocorrerão no período de 24h, em sete locais estratégicos e divisas, com apoio da Secretária de Saúde e frisou que as operações planejadas vêm sendo executadas nas diversas regiões do Estado.

O coordenador geral de Operações, coronel Márcio Santos, parabenizou o trabalho que vem sendo desempenhado pelos policiais militares e destacou a importância da parceria com os órgãos da prefeitura e de saúde. Ele ressaltou que os militares devem orientar a população nas filas, principalmente, de bancos e supermercados e  falou sobre o recrutamento voluntário de policiais militares que serão recompensados. O quantitativo do voluntariado deve ser repassada para cada comandante. O objetivo é que estes policiais atuem nos policiamentos de combate à Covid-19.

O tenente-coronel Antoni, comandante de Policiamento do Semiárido, solicitou que todos intensifiquem e mentalizem a importância desse momento, das barreiras sanitárias e da atuação da Polícia Militar. Ele afirmou que seus homens estão atuando nas divisas, especialmente a com o Ceará, e que ele está em constante conversa com os responsáveis pela área que permanecem realizando as barreiras sanitárias.

O coronel Felipe, diretor da Administração Financeira, falou que está sendo mantido o padrão de fornecimento de equipamentos e qualquer dificuldade com viatura, os responsáveis devem procurar o setor, pois a diretoria estará sempre à disposição. O major Airton, da Secretaria de Saúde, reforçou a disponibilidade para o que for necessário na assistência aos policiais militares. Por fim, o coronel Sousa Filho, deu espaço para os Comandantes sanarem suas dúvidas e encerrou a reunião.