A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Companhia Independente de Pelotão Escolar (Cipe) da Polícia Militar do Piauí, reforçou durante toda a semana o policiamento preventivo em escolas de todo o estado, promovendo a sensação de segurança e tranquilidade para os estudantes, pais e sociedade, diante da circulação de notícias falsas de possíveis ataques nas unidades de ensino.

De acordo com o capitão Antônio Carmos, comandante da CIPE, foram cinco dias intensos de trabalhos no monitoramento das escolas e junto aos gestores, com orientação acerca de protocolos internos e dicas de segurança. Além da Polícia Militar, demais órgãos de rede protetiva, como a Secretaria de Educação, Polícia Civil, Ministério Público e entre outros, estiveram envolvidos nas ações de planejamento.

Já na manhã desta sexta-feira (14), foi realizado o 2° dia de capacitação de agentes de portaria e gestores escolares, junto a SEDUC.

Polícia Militar realiza apoio em capacitação de agentes de portarias de escolas e gestores

“No dia de hoje, quinto dia de trabalho efetivo de toda essa equipe, tivemos vários pontos positivos, desde a identificação dos autores das fake news, às suas apreensões, e a busca da responsabilização junto ao Poder Judiciário. As escolas estão voltando à normalidade, os pais foram orientados. Hoje estamos aqui finalizando a capacitação dos vigilantes das escolas, dos gestores, dessa questão da segurança do ambiente escolar. Segunda-feira (17) nós vamos fazer o ciclo de formação no interior do estado e vamos iniciar pela 18ª regional que vai ser na cidade de Altos, onde ali vai se reunir vários gestores das cidades circunvizinhas da área que pertence a décima oitava regional, onde nós vamos levar a capacitação com um protocolo de segurança, capacitando os vigias e os gestores, com dicas de segurança para o ambiente escolar”, adiantou.

Viviane Holanda, superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da SEDUC, explicou que o objetivo da capacitação e formação dos agentes de portaria das escolas e gestores é reforçar a orientação e informação sobre as questões de segurança relacionadas às unidades de ensino.

Polícia Militar reforça policiamento preventivo no ambiente escolar em todo o Piauí (Foto: PMPI)

Polícia Militar reforço policiamento em escolas da capital e do interior (Foto: Victor Melo)

“Esse é o nosso propósito, fruto dessa parceria com a CIPE da Polícia Militar que não tem medido esforços. Essa parceria entre a Secretaria de Educação e a Polícia Militar, que não tem medido esforços para nos apoiar, é importante. O time da CIPE nos apoia nesse enfrentamento às questões de violências nas escolas, que estão agora causando um certo tumulto no ambiente escolar. Precisamos trazer a sensação de paz e segurança para todo mundo. E essa parceria forte e firme tem trazido, retomado e recuperado o objetivo principal que as escolas têm que é, realmente, ser um espaço de fazer a aprendizagem acontecer”, completa Viviane Holanda.

Polícia Militar realiza diversas ações preventivas nas escolas do Piauí (Foto: PMPM)

Cuidado com as notícias falsas

Outro ponto destacado pelo capitão é o compartilhamento de informações de supostos ataques envolvendo escolas sem a devida confirmação da veracidade, pois pode atrapalhar possíveis investigações, o trabalho da própria Polícia, além de causar pânico na sociedade e gerar graves consequências.

“Há um ponto importante que gostaríamos de orientar toda a população piauiense. Não propague fake News, não curta fake News. Isso é crime. Se você fizer isso estará fazendo um ‘desserviço’, estará prejudicando a saúde mental da população. Então não faça isso. Se você viu alguma mensagem, alguma divulgação, que seja fake news, encaminhe imediatamente para as autoridades para que sejam tomadas as providências, mas não faça publicidade sem que primeiro tome conhecimento da veracidade dos fatos”, finaliza.

Polícia Militar reforça policiamento preventivo em unidades de ensino (Foto: PMPI)

Fonte: DCOM PMPI