Nos últimos cinco dias, um grupo de pequenos empreendedores da Nova Ceasa viu duplicar o número de pedidos para entrega de frutas, legumes e verduras. Somente nesta terça-feira (24), eles receberam 700 solicitações, uma média de 50 para cada um deles. O aumento da demanda foi provocado pelas medidas restritivas de deslocamento de pessoas e atividades comerciais adotadas para conter o avanço do novo coronavírus na capital. Para levar o serviço à população, a direção da Nova Ceasa organizou um sistema de divulgação em massa, por meio das redes sociais. Deu tão certo que a rede de parceiros aumenta na mesma proporção que surgem mais demandas em toda a cidade.

“Elaboramos a operação de entregas que segue o horário da Nova Ceasa, ou seja, a partir das 4h e funciona até às 13h, durante a semana”, informa Gerson Rios, consultor de Processos e Negócio da Central.

A iniciativa, adotada imediatamente após os primeiros casos suspeitos da doença no estado, foi possível devido ao sistema de gestão da Nova Ceasa, um dos primeiros projetos de Parceira do Programa de PPP do estado.

A nova forma de atendimento inclui também os permissionários da Central de Abastecimento que seriam prejudicados sem a alternativa do delivery. Para se adequar ao novo formato, até os familiares estão se revezando no atendimento da clientela.

“A parceria viabiliza ações rápidas, focadas em resultados, sem, no entanto, deixar de lado o bem-estar do cidadão e a oferta do melhor serviço”, explica Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Estado do Piauí.

Águas de Teresina
Além da Nova Ceasa, a PPP do saneamento de Teresina mudou o cenário de desabastecimento d’água na capital e tem papel significativo no processo de prevenção da doença. O saneamento básico e o fornecimento de água de qualidade são fundamentais para a prevenção da doença. Especialistas alertam para a importância de lavar as mãos, por, pelo menos, 20 segundos e repetir o gesto muitas vezes ao longo do dia. Por ter uma rede de comunicação de grande alcance, a Águas de Teresina rapidamente adotou medidas preventivas para evitar o contágio, priorizando atendimento on-line e fechando postos de atendimento.

Em dois anos e oito meses de subconcessão, 853 mil pessoas, cerca de 99% da população da zona urbana de Teresina têm água tratada. Em relação ao saneamento, houve uma ampliação de 19% para 31%. A Águas de Teresina, concessionária da Aegea, investiu, nesse período, R$ 752 milhões. Os recursos estão modernizando a rede, com a substituição de equipamentos obsoletos e a construção de novas estações. A subconcessionária também está cumprindo o Decreto Municipal nº 19.536 e suspendeu os cortes no fornecimento de água por inadimplência. A medida foi tomada em virtude do cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e será adotada enquanto durar o estado de emergência.

Piauí Conectado
Outra Parceria Público-Privada também é responsável pelas salas virtuais que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Teresina para reuniões. Dessa forma, é possível estar em contato com prefeitos, secretários, profissionais de saúde, receber e repassar informações com mais agilidade.

Através da PPP Piauí Conectado, projeto que está sendo executado pela empresa Globalstak, vencedora da licitação internacional, a Assembleia Legislativa realizou sua primeira sessão virtual, na última segunda-feira (23). A videoconferência conectou os 30 deputados estaduais, via Cisco System e utilizou o aplicativo WEbEx.

A sessão foi transmitida pela TV Assembleia (canal 16) e no site do Alepi. As mensagens em pauta eram urgentes e não poderiam ter sido votadas se não fosse a tecnologia, já que aglomeração estão proibidas como forma de evitar a contaminação. Os parlamentares aprovaram a redução de ICMS sobre produtos usados na prevenção como álcool em gel (70%), luvas e máscaras cirúrgicas e hipoclorito de sódio.

Segundo Viviane Moura, já são 77 salas virtuais montadas para o gerenciamento de crise. Além de internet de qualidade, serão disponibilizados 100 notebooks para servidores públicos que estão trabalhando em casa e que estão na linha da frente do enfrentamento a crise. Por meio da tecnologia e os equipamentos de informática cedidos, os profissionais poderão realizar reuniões, fazer pesquisas, dentre outras atividades, A PPP Piauí Conectado prevê a implantação de 5 mil km de fibra óptica, atendendo 86% da população piauiense.